29 de março de 2024 Atualizado 08:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ÁGUA

Nova Odessa confirma outorga definitiva para captação no Córrego Palmital

A autorização é válida por um período inicial de dez anos, para uma vazão de cerca de 2,28 milhões de litros por dia

Por Maria Eduarda Gazzetta

01 de junho de 2022, às 07h02 • Última atualização em 01 de junho de 2022, às 09h03

A Prefeitura de Nova Odessa anunciou nesta segunda-feira que a Coden Ambiental obteve a outorga definitiva para a captação de água na bacia do Córrego Palmital, concedida pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão gestor dos recursos hídricos do Estado de São Paulo, na última sexta.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Com a captação no novo manancial, a prefeitura informa que haverá garantia de mais qualidade e quantidade para o sistema de reservação, captação, tratamento e distribuição na cidade.

A autorização é válida por um período inicial de dez anos, para uma vazão de aproximadamente 2,28 milhões de litros por dia, o que deve reforçar a segurança hídrica da cidade. A administração foi questionada pela reportagem em quanto a qualidade e a quantidade aumentariam no município, mas não retornou até o fechamento desta edição.

Conjunto de mananciais abastece a população de Nova Odessa – Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação

O Córrego Palmital forma, junto com o Córrego Recanto e o Córrego Lopes, formam o conjunto de mananciais utilizados pelo sistema de captação da água bruta da cidade.

Desde outubro do ano passado, quando foi concluído o prolongamento de 2,8 mil metros da adutora que percorre a Rodovia Rodolfo Kivitz, a água captada no Córrego Palmital deixou de seguir para a represa Recanto 2 e passou a ser recebida diretamente pela ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, evitando perdas por evaporação.

Publicidade