07 de março de 2021 Atualizado 13:23

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Nova Odessa anuncia retorno das aulas online em 10 de fevereiro

Segundo a prefeitura, aulas presenciais devem retornar "provavelmente" em 8 de março

Por Marina Zanaki

02 fev 2021 às 18:53

As aulas da rede municipal de ensino de Nova Odessa vão retornar no dia 10 de fevereiro de forma remota. Segundo a prefeitura, as atividades presenciais devem voltar “provavelmente” em 8 de março.

De acordo com a Secretaria de Educação, esse retorno presencial depende apenas das futuras revisões periódicas do Plano São Paulo pelo Governo do Estado. Quando os alunos retornarem às salas de aula, haverá revezamentos de turmas e número menor de estudantes em dias alternados para manter o distanciamento.

Inicialmente, contudo, as aulas serão online, transmitidas em sistema de teletrabalho pelos professores através da internet para os alunos, por meio de chats com vídeo.

A rede municipal de Nova Odessa possui 25 unidades entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental I, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio e atende a cerca de 5,6 mil alunos

Nos primeiros dias, os profissionais vão promover um acolhimento dos alunos, seguindo um protocolo afetivo e uma explicação de como vai funcionar o período de ensino exclusivamente remoto.

Segundo a Secretaria de Educação, a medida garante o cumprimento da carga horária mínima do ano e assegura, “posteriormente, um retorno gradual e seguro dos estudantes às escolas, no momento oportuno e seguindo um rígido protocolo sanitário – incluindo o uso constante de máscaras, a higienização das mãos e superfícies, o revezamento dos alunos e o distanciamento social.”

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, os professores vão realizar encontros para organização final dos conteúdos essenciais e da avaliação diagnóstica que será aplicada quando do retorno as aulas presenciais dos nossos alunos.

“Esse período de planejamento será feito em polos nas diversas regiões da cidade e vai incluir a criação de grupos no aplicativo WhatsApp com seus alunos e seus pais, além dos especialistas da Rede Municipal, como os coordenadores pedagógicos”, explicou a Secretaria de Educação.

Os alunos da rede passarão por uma avaliação que vai ajudar a entender o aproveitamento do ano de 2020 e ajudar a definir as ações pedagógicas em 2021.

Creches
Nesse primeiro momento, as creches também não vão retornar com os atendimento presencial dos alunos. A partir do dia 10 de fevereiro, as unidades retomam as atividades internas para planejamento e atendimento dos pais de alunos. O atendimento será das 8h às 17h.

Boletim
Nesta terça-feira, Nova Odessa confirmou 19 novos casos de coronavírus, totalizando 2.265. Tratam-se de 10 mulheres com idade entre 29 a 77 anos e nove homens, com idade entre 17 a 54 anos. Eles são moradores da Vila Azenha, Capuava, Guarapari, Santa Rita, Santa Rosa, Klavin, Vale dos Lírios, Lopes Iglesias, Campos Verdes, Centro e Monte das Oliveiras.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgou que observou estabilidade nas novas internações. No total, 25 pessoas da cidade estão internadas, sendo cinco pacientes na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada e 20 pessoas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais de referência da região.

Publicidade