06 de dezembro de 2021 Atualizado 14:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PETS

Nova Odessa anuncia programa de castração de animais de famílias carentes

Programa prevê a castração e colocação de microchips em mil animais; inscrições começam na terça-feira (19)

Por Redação

15 out 2021 às 18:56

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), anunciou nesta sexta-feira (15) um programa municipal de castração animal voltado a pets de famílias carentes, animais abandonados e abrigados por ONGs e cuidadores de Nova Odessa.

O programa prevê a castração e colocação de microchips de identificação em 1.000 animais – Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa

As inscrições começam na próxima terça-feira (19) e o programa prevê a castração e colocação de microchips de identificação em 1.000 animais, sendo eles 600 cães e 400 gatos.

As inscrições acontecem nos dias úteis, das 8h30 às 15h, na Central de Atendimentos do Paço Municipal, na Avenida João Pessoa, 777, Centro. Serão distribuídas até 100 senhas por dia, sempre no primeiro horário.

Só poderão participar do programa de castração tutores de cães e gatos que morem em Nova Odessa e que sejam de famílias de baixa renda, e preferencialmente animais SRD (sem raça definida). As inscrições de famílias de baixa renda vão depender de avaliação socioeconômica.

Os cadastros do programa terão a exigência do Cartão + Saúde e comprovante de moradia no município. Além da documentação necessária, uma equipe visitará os tutores para verificar se o animal é mesmo do endereço cadastrado e irá marcar a cirurgia.

No dia em que o tutor levar o animal na clínica veterinária, o médico veterinário fará uma avaliação do estado de saúde do bicho e, estando apto, será encaminhado ao procedimento cirúrgico

O processo será conduzido pela equipe do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, e vai acontecer em uma clínica contratada através de processo licitatório. A iniciativa recebe investimento de R$ 230 mil, viabilizada com recursos próprios da prefeitura.

“É um programa importantíssimo. Além de evitar a crias indesejadas, a castração reduz o aparecimento de diversas doenças nos nossos amiguinhos de quatro patas. Os animais podem ser castrados a partir de 6 meses de idade”, explicou o prefeito, que é médico veterinário.

Como realizar o cadastro:

Onde: Setor de Protocolo da Prefeitura, na Avenida João Pessoa, 777 – Centro

Horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 15h ou até acabarem as senhas (100 por dia)

Exigências: ser morador de Nova Odessa e de família de baixa renda

Documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, Cartão + Saúde (novo) em nome de quem vai fazer a inscrição. Caso o comprovante de endereço não esteja no nome da pessoa, é preciso apresentar declaração ou cópia do contrato de aluguel. Se estiver no nome do pai ou mãe, não é necessário

Publicidade