18 de abril de 2024 Atualizado 21:22

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Novo modelo

Justiça Restaurativa tem início em Nova Odessa

Com ajuda de Americana, núcleo que tem objetivo de promover a solução de conflitos começa a ser implantado na cidade

Por Da Redação

25 de fevereiro de 2020, às 09h47 • Última atualização em 25 de fevereiro de 2020, às 16h01

O Núcleo de Justiça Restaurativa de Nova Odessa começou a ser implantado na cidade. A primeira atividade de instituição do órgão, que usa um novo modelo de Justiça para resolver conflitos sociais e restaurar relações abaladas pela violência, ocorreu no auditório do Paço Municipal na última sexta-feira.

Diante de mais de 60 pessoas, as facilitadoras Priscila Neuburger e Joselita Ramos apresentaram os conceitos da Justiça Restaurativa e relataram experiências com o núcleo criado há quatro anos em Americana. As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Nova Odessa.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação
Integrantes de núcleo de Americana, onde projeto foi criado, participaram de etapa de implantação em Nova Odessa na última sexta

“É importante ressaltar que o órgão não é do Judiciário nem do poder público municipal. É da comunidade. É uma ferramenta que atua para que conflitos sejam resolvidos com diálogo, sem a necessidade de chegar a um juiz. Nosso desafio é contribuir para humanizar a Justiça, viabilizando a restauração do vínculo social, a reparação da vítima e a reabilitação do ofensor”, definiu Priscila.

No ano passado, a facilitadora trabalhou com círculos de diálogo com alunos da Escola Estadual Professora Dorti Zambello Calil, no Jardim Bela Vista. A iniciativa fez parte do primeiro ano letivo do Projeto Fênix, idealizado pela primeira-dama do município, Andréa Souza, para dar suporte psicológico e cultural a estudantes da rede estadual de ensino.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Ao compartilhar o caminho percorrido para criação do núcleo americanense, Joselita Ramos apresentou exemplos de atuação do órgão e defendeu sua aplicação em todos os segmentos da sociedade. “A Justiça Restaurativa atua onde há seres humanos, seja no Judiciário, na escola, em empresas, igrejas ou na comunidade em geral”, disse a facilitadora.

Para o secretário de Negócios Jurídicos do município, Alessandre Pimentel, a criação do núcleo impactará a cidade. “Além de uma filosofia, é uma ferramenta social que vai influenciar a conduta de cada um de nós em relação às famílias”, pontuou.

Segundo a secretária-adjunta de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Nova Odessa, Michelle do Vale Faganello, o primeiro dos seis passos de implantação do órgão foi cumprido. O próximo está marcado para 7 de março, quando os futuros facilitadores e gestores do núcleo novaodessense, ainda em fase de constituição, participarão de um curso de capacitação.

Depois da formação de facilitadores em práticas restaurativas, será preciso criar um grupo gestor, construir um plano de ação, instalar o núcleo e iniciar o acompanhamento, monitoramento e as avaliações locais.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A mobilização em Americana e Santa Bárbara em torno do Carnaval, a festa mais popular do País, é o assunto dessa edição do podcast “Além da Capa”. Ouça:

{{1}}

 

Publicidade