Jacaré morre após se enroscar em rede de pesca na Recanto 1

O animal, da espécie jacaré-do-pantanal, tinha cerca de 1,50 metro e pesava aproximadamente 30 quilos


Um jacaré foi encontrado morto na tarde dessa segunda-feira, após se enroscar em uma rede de pesca dentro da Represa Recanto 1, em Nova Odessa. O animal, da espécie jacaré-do-pantanal, tinha cerca de 1,50 metro, pesava aproximadamente 30 quilos e foi retirado das águas pela Defesa Civil de Nova Odessa, que reforça o aviso de que é proibido pescar e nadar nas represas.

De acordo com informações da prefeitura, o jacaré foi visto boiando por funcionários de uma empresa que fica na região. O coordenador da Defesa Civil, Paulo Bichof, afirma que é a primeira vez que encontra um animal preso em rede nos seis anos em que trabalha no setor.

Foto: Divulgação
O jacaré foi visto boiando por funcionários de uma empresa que fica na região

“Vai enrolando no corpo dele, acho que dá algum sufocamento, alguma coisa assim. E aí ele deve afundar. (…) Não é a primeira vez que a gente ouve que tinha jacaré aqui. A turma fica duvidando, mas agora de fato existiu mesmo”, disse Bichof. Após ser retirado da água, o animal foi aterrado na área da represa 1.

“Já é de conhecimento público que pescar e nadar nas represas que abastecem Nova Odessa é proibido, mas temos o dever de reforçar. Além do risco grande de afogamento, as represas também podem conter algumas ‘surpresas’, como foi possível observar agora”, disse Biof.

De acordo com a prefeitura, eventuais pescadores e banhistas que forem flagrados podem responder pelo crime definido pela Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98) ao nadar nas represas e ao sujar estes locais, e infringiriam o Código Florestal (Lei Federal 4.771/65) ao invadir as APPs (áreas de preservação permanente).

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!