24 de abril de 2024 Atualizado 16:54

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

INVESTIMENTO

IZ de Nova Odessa sediará laboratório de aves e ovos

Laboratório busca intensificar a pesquisa na avicultura para produzir aves com mais qualidade

Por *Stela Pires

30 de novembro de 2021, às 16h47

Iniciativa foi divulgada pelo vice-governador Rodrigo Garcia durante cerimônia de 130 anos de atuação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Foto: Governo do Estado de São Paulo

O IZ (Instituto de Zootecnia) de Nova Odessa sediará um laboratório de pesquisa em aves e ovos. A iniciativa foi divulgada pelo vice-governador do estado Rodrigo Garcia nesta terça-feira (30) durante cerimônia de 130 anos de atuação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no IAC (Instituto Agronômico), em Campinas.

Segundo o secretário de agricultura e abastecimento, Itamar Borges, o novo laboratório tem como objetivo intensificar a pesquisa na avicultura para produzir aves com mais qualidade e buscar um melhor escalonamento no mercado.

“Consequentemente, nos preparar para enfrentar eventuais riscos ou ameaças que possamos ter na produção de aves e ovos para garantir tanto o mercado interno, quanto, principalmente, a exportação, que é muito importante para este setor”, explicou o secretário. O laboratório é em parceria com a Associação Paulista Avicultura.

Durante a cerimônia, foram anunciados outros três novos laboratórios no estado. Na região, Campinas recebe a nova planta-piloto de processamento térmico do Instituto de Tecnologia de Alimentos. O espaço será usado em pesquisas para inovação em processos de pasteurização e esterilização de alimentos perecíveis.

Outros dois novos centros de pesquisa ficam na capital. O laboratório de experimentação em sanidade de peixes do Instituto da Pesca será utilizado para combate a bactérias e vírus na produção de pescado. Já o laboratório de doenças de suínos do Instituto Biológico passa a promover análises para viabilizar o comércio e a exportação dos animais. O investimento para os novos laboratórios foi de R$ 1,8 milhão.

*Estagiária sob supervisão de Luciano Bianco

Publicidade