IZ celebra ‘Dia do Ovo’ com degustação de receitas

Lei estadual desde 2013, o Dia Estadual do Ovo vai trazer palestras, mesas redondas e degustações


O IZ (Instituto de Zootecnia) em Nova Odessa vai realizar nessa sexta feira o 1º Dia do Ovo, uma forma de conscientizar a população sobre a importância do produto na alimentação e também para comemorar o Dia Estadual do Ovo, instituído segundo a Lei 15.170, de 21 de outubro de 2013.

O evento contará com degustação de variadas receitas e palestras, é gratuito e ocorrerá na sede do IZ, na Rua Heitor Penteado, nº 56, no Centro de Nova Odessa, a partir das 9h.

No dia haverão palestras sobre mitos e as propriedades nutricionais do ovo, ministradas pelo coordenador do evento, José Evandro de Moraes, e a analista técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal, Tabatha Silvia Rosini Lacerda.

Foto: IZ / Divulgação
Laboratório Avançado de Aves e Ovos do Instituto de Zootecnia analisa a qualidade de ovos comercias

O médico veterinário da Granja Kakimoto, de Bastos (SP), Sergio Kenji Kakimoto, ainda falará sobre o local, contando uma história de sucesso.

O dia será finalizado com uma mesa redonda, sorteio de brindes, e com a degustação de diferentes receitas.

A criação da lei passou a instituir que o governo deve incentivar a realização de palestras gratuitas, informando a população sobre a produção do ovo, o seu valor nutricional e o seu preparo.

Há também o Dia Mundial do Ovo, criado em 1996 e celebrado na 2ª sexta-feira de outubro, que tem como finalidade destacar e celebrar o produto como um dos mais nutritivos e versáteis alimentos à dieta humana.

* Estagiária Maíra Torres sob supervisão de Talita Bristotti

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora