22 de Maio de 2020 Atualizado 21:29

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Idoso que vivia em casa de repouso em Nova Odessa morre com suspeita de coronavírus

Ele procurou a Unidade Respiratória na segunda, com quadro respiratório grave, e morreu no mesmo dia

Por Marina Zanaki

05 Maio 2020 às 18:48 • Última atualização 05 Maio 2020 às 19:06

Um homem de 76 anos que morava em uma casa de repouso em Nova Odessa morreu com suspeita do novo coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira (4).

De acordo com a Secretaria de Saúde, ele procurou a Unidade Respiratória na segunda com quadro respiratório grave e morreu no mesmo dia. Ele tinha histórico de obesidade, uma comorbidade para a Covid-19.

Agentes da Secretaria de Saúde estiveram na casa de repouso nesta terça-feira. A instituição é formado por dois imóveis – o paciente vivia sozinho em um deles e outras seis idosas, em outro.

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa informou que o paciente procurou atendimento na Unidade Respiratória e precisou ser entubado. Ele sofreu parada cardiorrespiratória e morreu no início da noite.

A Vigilância Epidemiológica coletou material para exame, encaminhou ao Instituto Adolfo Lutz e aguarda o resultado.

Instituição
A prefeitura explicou que a casa de repouso onde ele morava tem recebido acompanhamento das equipes volantes de Atenção Básica.

Os moradores da instituição não recebem visitas desde o início da pandemia, segundo a Secretaria de Saúde, e os responsáveis pelo local foram orientados a afastar funcionários com sintomas de gripe.

Segundo agentes que estiveram no imóvel na manhã desta terça-feira, os funcionários seguem as recomendações de segurança, como uso máscaras, luvas e disponibilização de álcool gel.

Os trabalhadores estão orientados a não permanecerem no estabelecimento com as roupas com as quais chegam da rua e a reforçarem a higienização pessoal antes e depois da jornada de trabalho.

“A casa é bem estruturada, possui número adequado de funcionários, inclusive enfermeira, estava limpa e os clientes muito bem cuidados”, afirmou o agente Leoncio Ferreira.

No mês passado, enfermeiros da Secretaria de Saúde percorreram as casas e imunizaram os idosos contra a gripe. A medida auxilia os profissionais de saúde na triagem de eventuais casos de Covid-19.

Até o fechamento desta reportagem, o nome da instituição onde o idoso morava não havia sido divulgado.