20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Idoso que vivia em casa de repouso em Nova Odessa morre com suspeita de coronavírus

Ele procurou a Unidade Respiratória na segunda, com quadro respiratório grave, e morreu no mesmo dia

Por Marina Zanaki

05 de maio de 2020, às 18h48 • Última atualização em 05 de maio de 2020, às 19h06

Um homem de 76 anos que morava em uma casa de repouso em Nova Odessa morreu com suspeita do novo coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira (4).

De acordo com a Secretaria de Saúde, ele procurou a Unidade Respiratória na segunda com quadro respiratório grave e morreu no mesmo dia. Ele tinha histórico de obesidade, uma comorbidade para a Covid-19.

Agentes da Secretaria de Saúde estiveram na casa de repouso nesta terça-feira. A instituição é formado por dois imóveis – o paciente vivia sozinho em um deles e outras seis idosas, em outro.

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa informou que o paciente procurou atendimento na Unidade Respiratória e precisou ser entubado. Ele sofreu parada cardiorrespiratória e morreu no início da noite.

A Vigilância Epidemiológica coletou material para exame, encaminhou ao Instituto Adolfo Lutz e aguarda o resultado.

Instituição
A prefeitura explicou que a casa de repouso onde ele morava tem recebido acompanhamento das equipes volantes de Atenção Básica.

Os moradores da instituição não recebem visitas desde o início da pandemia, segundo a Secretaria de Saúde, e os responsáveis pelo local foram orientados a afastar funcionários com sintomas de gripe.

Segundo agentes que estiveram no imóvel na manhã desta terça-feira, os funcionários seguem as recomendações de segurança, como uso máscaras, luvas e disponibilização de álcool gel.

Os trabalhadores estão orientados a não permanecerem no estabelecimento com as roupas com as quais chegam da rua e a reforçarem a higienização pessoal antes e depois da jornada de trabalho.

“A casa é bem estruturada, possui número adequado de funcionários, inclusive enfermeira, estava limpa e os clientes muito bem cuidados”, afirmou o agente Leoncio Ferreira.

No mês passado, enfermeiros da Secretaria de Saúde percorreram as casas e imunizaram os idosos contra a gripe. A medida auxilia os profissionais de saúde na triagem de eventuais casos de Covid-19.

Até o fechamento desta reportagem, o nome da instituição onde o idoso morava não havia sido divulgado.

Publicidade