25 de outubro de 2021 Atualizado 21:27

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

FAUNA

Filhote de arara canindé nasce no Zoológico Municipal de Nova Odessa

Nascimento da ave ocorreu no dia 4 deste mês de setembro, através de reprodução natural

Por Stela Pires

21 set 2021 às 09:19 • Última atualização 21 set 2021 às 16:39

Um filhote de arara canindé, espécie brasileira conhecida por sua barriga amarela e penugem azul, nasceu na madrugada do dia 4 de setembro no Parque Ecológico Isidoro Bordon, o Zoológico Municipal de Nova Odessa. A informação do nascimento da ave foi divulgada pela prefeitura nesta segunda (20).

Filhote de Arara Canindé Zoológico nasceu no dia 4 de setembro – Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa

O nascimento de um filhote da espécie é importante para a fauna brasileira, pois as araras canindé têm tido sua população livre reduzida ano após ano. As queimadas, o desmatamento de seus habitats naturais e a caça são fatores para diminuição da espécie.

Elas se reproduzem através de um período de incubação (período que os animais que botam ovos chocam suas crias) que dura 28 dias, durante o qual a arara fêmea chega a botar de um a três ovos.

“A importância desta reprodução natural, sem o uso de chocadeiras, nos deixa bastante felizes pois indica que os animais estão se sentindo seguros no seu recinto, a nutrição está correta, e estão saudáveis”, explica a médica veterinária Paula Faciulli.

Parque fechado

O Zoológico Municipal de Nova Odessa está fechado à visitação devido a pandemia de Covid-19, e também pela precariedade da sua infraestrutura após anos sem manutenção adequada. Apesar de estar fechado ao público, os animais do plantel continuam sendo cuidados e tratados normalmente.

*Estagiária sob supervisão de Talita Bristotti

Publicidade