16 de abril de 2024 Atualizado 20:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

covid-19

Estado retifica informação sobre caso positivo em Nova Odessa

Prefeitura de Nova Odessa havia contestado informação de caso positivo; Estado fala em erro no preenchimento no banco de notificações

Por Marina Zanaki

02 de abril de 2020, às 20h12 • Última atualização em 02 de abril de 2020, às 20h14

A Secretaria do Estado da Saúde retificou, na noite desta quinta-feira (2), a notificação de um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19) em Nova Odessa. A correção foi feita após a Secretaria de Saúde de Nova Odessa contestar a informação.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

O Estado havia divulgado na terça-feira (31) que a cidade havia registrado o primeiro caso positivo da doença. Contudo, nesta quinta, disse que “foi comunicado um erro no preenchimento no banco de notificações por parte do serviço de origem. Tão logo ocorra a correção, o boletim será ajustado”.

A Prefeitura de Nova Odessa informou que, após receber os dados da moradora apontada pelo Estado como sendo o primeiro caso de coronavírus na cidade, apurou que o resultado na verdade foi negativo. A paciente é uma moradora de Nova Odessa que trabalha em um hospital particular de Campinas.

Foto: Talita Bristotti - O Liberal
Correção foi feita após a Secretaria de Saúde de Nova Odessa contestar a informação

“Assim que o Estado noticiou este suposto caso confirmado em Nova Odessa, nós entramos em contato com o Grupo de Vigilância Epidemiológica Regional de Saúde, que fica em Campinas, e recebemos os dados desta moradora. Nossa Vigilância Epidemiológica localizou e fez contato com essa paciente e fomos informados que o resultado do exame que ela fez deu negativo para coronavírus. Inclusive, nós temos uma cópia deste exame e esse documento foi encaminhado para o Grupo de Vigilância Regional e a informação que este órgão nos passou é que está apurando o caso junto à Secretaria Estadual da Saúde”, declarou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, antes do Estado retificar a informação.

“É humanamente impossível Nova Odessa passar por essa pandemia sem registrar casos, todo mundo sabe disso. E tão logo um caso venha a ser confirmado, nós vamos divulgar. Agimos com transparência”, garantiu Cocato.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

OUTRO
A Secretaria do Estado da Saúde já errou, em outras duas ocasiões, casos positivos de coronavírus na região. Quando o primeiro caso foi confirmado na RPT, no dia 20 de março, a informação inicialmente divulgada pelo Estado é que tratavam-se de dois casos positivos em Hortolândia. Contudo, tratava-se de apenas um.

Na semana passada, a pasta estadual novamente contabilizou dois casos positivos na cidade, e fez a correção após a contestação da prefeitura.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Entender qual é a competência de cada esfera de governo na tomada de decisões e na transmissão de orientações à população não é tarefa óbvia no cenário como o de uma pandemia e de um estado de quarentena. O Além da Capa trata desse assunto na edição desta quinta-feira (2).

{{1}}

Publicidade