19 de outubro de 2020 Atualizado 20:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Coronavírus faz Nova Odessa suspender cirurgias eletivas

A administração ainda não detalhou como serão feitos os reagendamentos dos procedimentos

Por Marina Zanaki / Talita Bristotti

13 mar 2020 às 14:41 • Última atualização 13 mar 2020 às 18:03

Foto: Marina Zanaki / O Liberal
Medidas de enfrentamento ao coronavírus foram anunciadas em coletiva para a imprensa

A Prefeitura de Nova Odessa anunciou, em coletiva de imprensa nessa sexta-feira (13), diversas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, dentre elas a suspensão de cirurgias eletivas – que são aquelas que não são de urgência ou emergência.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

A administração ainda não detalhou como serão feitos os reagendamentos dos procedimentos. Cerca de 50 cirurgias eletivas são realizadas mensalmente na cidade, como cirurgias ortopédicas, dermatológicas, vasectomias, dentre outras.

A medida, segundo a prefeitura, tem dois grandes objetivos: o primeiro deles é diminuir o fluxo de pessoas dentro do Hospital Municipal Dr. Acilio Carrion, evitando ainda a vinda de pacientes de hospitais como o HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp e do Estadual de Sumaré, que são transferidos dessas unidades para realizar a cirurgia eletiva em Nova Odessa. O segundo motivo é ter espaço de leitos hospitalares caso a cidade venha a precisar para atender pacientes com coronavírus.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Ainda no hospital, a administração determinou a suspensão de visitas no setor de observação e haverá reforço na classificação de risco no pronto-socorro.

Até o momento, não há nenhum caso em investigação na cidade.

Outras medidas

A administração municipal também decidiu suspender as atividades do Clube da Melhor Idade por tempo indeterminado, já que pessoas com mais de 60 anos compõem o grupo de risco do coronavírus. Foram suspensas ainda as atividades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do CAS (Centro de Atenção Social) e da hidroterapia no setor de fisioterapia.

Dentre outras medidas, haverá ainda a compra emergencial de máscaras cirúrgicas e álcool gel para uso exclusivo da administração municipal.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” aborda a substituição da mão de obra de pessoas mais velhas por outras mais novas na RPT (Região do Polo Têxtil), em 2019. Ouça:

{{1}}

Publicidade