24 de abril de 2024 Atualizado 09:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Flexibilização

Comércios só poderão funcionar quatro horas por dia e com 20% da capacidade em Nova Odessa

Assunto foi tratado nesta sexta-feira com a Acino e tem como base o decreto estadual de flexibilização

Por André Rossi

29 de maio de 2020, às 18h01 • Última atualização em 29 de maio de 2020, às 20h41

Lojas de rua, escritórios e imobiliárias de Nova Odessa só poderão funcionar quatro horas por dia e com capacidade de atendimento limitada a 20% a partir de segunda-feira (1º).

As medidas estarão no decreto municipal que será publicado neste sábado (30) e que flexibiliza a quarentena de combate ao novo coronavírus (Covid-19) com base no “Plano São Paulo”.

Prefeito Bill realizou reunião com representantes da Acino para detalhar a reabertura – Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação

O assunto foi tratado nesta quinta-feira (29) pelo prefeito Benjamin Bill Vieira de Souza (PSDB) com representantes da Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa). As restrições impostas têm como base a orientação do próprio Governo do Estado, que estabeleceu uma série de protocolos sanitários para a reabertura.

As cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) – Americana, Santa Bparbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia – integram a região do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, que está na fase 2 do “Plano São Paulo”.

Portanto, os municípios podem fazer a abertura gradual de shoppings, imobiliárias, concessionárias, escritórios e comércios a partir de segunda-feira. Entretanto, a liberação depende de decretos editados pelos prefeitos.

Além das restrições de funcionamento, os estabelecimentos também deverão imprimir e preencher um Termo de Responsabilidade, que já está disponível no site da prefeitura.

O documento deverá ser fixado na entrada para que os lojistas atestem que conhecem e respeitarão todas as medidas impostas pelo protocolo sanitário do governo estadual e as recomendações contidas na portaria da Secretaria de Saúde.

“É importante que todos os estabelecimentos que voltarão a atender a partir de segunda-feira cumpram à risca todas as recomendações sanitárias, para que não tenhamos um aumento no número de casos de coronavírus em Nova Odessa e possamos avançar para uma fase que nos permita uma flexibilização ainda maior”, explicou Bill.

Na quinta-feira (28), a prefeitura já tinha descartado a possibilidade de liberar o funcionamento de atividades que não estão previstas na fase 2 do plano de reabertura estadual.

Podcast Além da Capa
Solidariedade e apoio aos necessitados marcam a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nas periferias da RPT (Região do Polo Têxtil). O LIBERAL visitou moradores do acampamento Roseli Nunes e da favela Zincão, em Americana, e da ocupação Vila Soma, em Sumaré, e observou como eles se unem para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi, que esteve nas comunidades, para repercutir essa apuração.

Publicidade