02 de julho de 2020 Atualizado 08:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

COVID-19

Comércio de Nova Odessa terá de funcionar das 12h às 16h a partir de quarta-feira

Decisão foi tomada devido ao aumento no número de casos nas últimas três semanas

Por André Rossi

26 jun 2020 às 17:25

O comércio de Nova Odessa terá de funcionar das 12h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados, a partir da próxima quarta-feira (1º). A medida foi tomada devido ao aumento no número de casos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade nas últimas três semanas.

O decreto com o novo horário será publicado neste sábado (27) no Diário Oficial do município.

Gabinete de Crise, Prevenção e Reação ao Coronavírus da prefeitura tomou decisão em reunião – Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação

Desde que a reabertura gradual foi iniciada no dia 1º de junho, a região de Campinas está na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo. Nesta etapa, é permitido o funcionamento do comércio de rua, shoppings centers, concessionárias e imobiliárias.

O Estado recomenda que os serviços não essenciais funcionem apenas por quatro horas. A Prefeitura de Nova Odessa seguiu os parâmetros estaduais, mas não havia definido horário específico.

A única exigência era de que a jornada fosse cumprida em quatro horas consecutivas. Ou seja, cada comerciante podia atender no período que julgasse mais adequado.

Em reunião nesta sexta-feira (26), o Gabinete de Crise, Prevenção e Reação ao Coronavírus da prefeitura optou por delimitar um horário específico para todos os setores. O consenso para adoção da medida se formou diante do aumento do número de casos da doença.

“Estamos com 102 casos confirmados, entre eles nove mortes. Há 18 dias, tínhamos um cenário de 51 pessoas infectadas e quatro óbitos. Precisamos adotar medidas para diminuir o contágio, e o comércio é um dos pontos que temos de trabalhar”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

Segundo o presidente da Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa), Samuel Jesuíno Teixeira, o novo horário foi definido com base num levantamento feito pela entidade.

“Fizemos uma pesquisa entre nossos associados e, apesar de muitos terem apontado o horário das 10h às 14h, a maioria prefere abrir suas lojas no período da tarde”, afirmou Samuel.

Balanço

Com mais três infectados confirmados nesta sexta-feira, Nova Odessa chegou a 102 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com nove mortes.

Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, uma mulher de 53 anos, residente no Parque Residencial Klavin, testou positivo para Covid-19.

Os outros dois pacientes são um homem de 52 anos, que mora no Centro, e um outro de 30 anos, morador do Terra Nova. “Eles passam bem e estão isolados em casa”, disse a prefeitura.

O boletim atualizado aponta 35 casos em investigação, entre eles dois óbitos, 78 negativos, 35 pacientes recuperados e 182 com gripe sendo acompanhados por profissionais da rede.