25 de abril de 2024 Atualizado 17:36

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Casa de repouso registra mais sete casos de coronavírus

Ao todo, são 11 infectados na casa de repouso e uma morte confirmada

Por George Aravanis

21 de julho de 2020, às 17h29 • Última atualização em 22 de julho de 2020, às 08h19

A Prefeitura de Nova Odessa informou que há um surto de coronavírus em um lar de idosos que funciona no bairro Residencial Lopes Iglesia. Sete novos casos foram registrados no local nesta terça-feira (21). Ao todo, são 11 infectados na casa de repouso (que tem 26 residentes e 17 funcionários), uma morte confirmada por Covid-19 e outros dois óbitos em investigação.

O balanço divulgado pela Secretaria de Saúde aponta que, além das contaminações no lar, outras oito pessoas testaram positivo na cidade nesta data, elevando para 276 o número de pessoas contaminadas.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, do total de positivos na casa, oito são residentes e três, funcionários. “O lar mantém 26 residentes e 17 funcionários. Todos foram testados e os responsáveis orientados a redobrar as medidas de segurança. Temos uma paciente internada e os outros dez infectados estão isolados no local, sob monitoramento intensivo de enfermeiros da casa, com suporte da Secretaria de Saúde”, afirmou a coordenadora do órgão, Paula Mestriner, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura.

A coordenadora explica que a casa de repouso segue em funcionamento, mas com mais restrições. “Com a notificação de surto, o lar fica impedido de receber novos moradores e os que lá residem não podem sair, a não ser para atendimento médico. Além disso, continuam valendo, de forma ainda mais rigorosa, as restrições impostas desde o início da pandemia, que incluem proibição de visitas, medidas rigorosas de higiene de residentes e funcionários – que devem trocar de roupas e calçados ao chegar e sair do trabalho -, além da limpeza frequente do ambiente”, explicou Paula Mestriner.

Os casos confirmados nesta terça-feira são um homem de 66 anos, três mulheres residentes – com 80 (duas) e 93 anos – e três funcionárias, com 25, 48 e 49 anos. Outros quatro tiveram a contaminação notificada na semana passada, incluindo o óbito de uma mulher de 97 anos, cujo resultado positivo do teste para o novo coronavírus chegou ao município no sábado (18). Entre os que contraíram a doença, há apenas uma ainda internada: uma mulher de 67 anos que está na UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Estadual ‘Dr. Leandro Franceschini’, em Sumaré.

Além da morte confirmada por Covid-19, a Vigilância Epidemiológica aguarda resultados de exames que vão apontar se outras duas moradoras da casa de repouso – ambas com 80 anos de idade – também morreram em decorrência da doença. Os óbitos ocorreram na quinta-feira passada (16) e na última segunda (20), na Unidade Respiratória da cidade.

Podcast Além da Capa
Nem mesmo a regressão de Americana e região para a fase vermelha do Plano São Paulo é capaz de resolver o problema da lotação de ônibus do transporte público em horários de pico. A teoria de que menos gente estaria em circulação não se confirma na prática. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter Leonardo Oliveira e apresenta reflexos regionais desse assunto.

Publicidade