29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Com aumento de casos, Nova Odessa instala mais quatro leitos de urgência

Atendimentos diários na Unidade Respiratória saltaram de 35, no dia 1° de janeiro, para 117, no dia 12

Por Marina Zanaki

15 de janeiro de 2021, às 18h58 • Última atualização em 15 de janeiro de 2021, às 19h36

Nova Odessa observa a disparada de casos do novo coronavírus (Covid-19) nas primeiras semanas do ano. A prefeitura anunciou a instalação de mais quatro leitos de urgência na Unidade Respiratória do Jardim Alvorada e estuda mais oito leitos em uma ala isolada do Hospital Municipal.

A Secretaria de Saúde revelou que a demanda de pacientes na Unidade Respiratória tem aumentado consideravelmente nos últimos dias.

Prefeitura está implantando os novos leitos na Unidade Respiratória do Jardim Alvorada – Foto: Prefeitura de Nova Odessa/Divulgação

No dia 1º de janeiro, por exemplo, foram realizados 35 atendimentos, e quatro pacientes tiveram de ser internados. No dia 3, foram 57 atendimentos, com cinco internados.

“A partir do dia 4, a demanda começou a subir e não caiu mais. Na última terça-feira, dia 12, chegamos a 117 atendimentos, 12 internos e dois pacientes intubados”, explicou o secretário municipal de Saúde, o médico Nivaldo Luís Rodrigues.

Segundo a prefeitura, os quatro leitos de cuidados urgentes serão instalados nos próximos dias. Atualmente, a unidade conta com seis leitos, dois deles de urgência.

Força-tarefa
O prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho (PSD), determinou à Secretaria Municipal de Saúde a realização de uma força-tarefa para viabilizar a ampliação da capacidade de atendimento da Unidade Respiratória, levando-se em conta o recente aumento de casos de Covid-19 previsto desde as festas de final de ano e que, segundo a prefeitura, já está sendo observado na prática.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Com isso, uma equipe da Saúde se mobilizou em conjunto com as secretarias de Obras, Projetos e Planejamento Urbano e de Governo e a obra foi iniciada nesta semana. Estão sendo utilizadas equipes próprias e materiais dos estoques da prefeitura.

A unidade está recebendo uma reforma para a adaptação de duas salas maiores que eram utilizadas para atividades internas da equipe que trabalho na unidade. Segundo a Secretaria de Saúde, será possível acomodar melhor os pacientes em situação de emergência.

“Antes, eram apenas seis leitos na internação da Unidade Respiratória, sendo dois na urgência e quatro de observação, na parte interna. Com esta ampliação, serão criados mais quatro leitos de urgência, chegando a seis, além de uma melhor estrutura de atendimento. Estamos ganhando um suporte maior nos casos graves”, comentou o prefeito.

Outra possibilidade em estudo é utilizar uma área no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acilio Carreon Garcia, que fica isolada do restante do prédio, para a criação imediata de até oito novos leitos para a internação de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. A área escolhida conta inclusive com entrada exclusiva e já conta com toda a infraestrutura para a internação.

“Neste espaço, os quartos já têm uma boa estrutura de atendimento a atenção. Com isso, os pacientes seriam atendidos na Unidade Respiratória, ficariam em observação e, se necessário internar, viriam para esse novo espaço, mantendo total isolamento dos outros pacientes internados no Hospital. São medidas necessárias para dar conta do atendimento crescente da Covid-19. Porém, eu insisto que o melhor é a prevenção: as pessoas devem manter os cuidados, com uso de máscaras, higienização com álcool a 70% e mantendo o distanciamento social”, completou o secretário de Saúde.

Publicidade