24 de abril de 2024 Atualizado 17:26

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Bill segue Estado e torna obrigatório uso de máscara no transporte público

Equipamento também é obrigatório para passageiros de táxi e de aplicativo a partir desta segunda-feira

Por André Rossi

30 de abril de 2020, às 17h51

Máscaras serão obrigatórias no transporte público de Nova Odessa a partir de segunda-feira - Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal

O prefeito de Nova Odessa, Benjamin Bill Vieira de Souza (PSDB), vai publicar neste sábado (2) um decreto que torna obrigatório o uso de máscara no transporte público a partir da próxima segunda-feira (4). A medida segue o que determinou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao tornar obrigatório a utilização dos equipamentos no transporte gerido pelo Estado.

A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (30) pelo secretário de Saúde da cidade, Vanderlei Cocato, durante uma live no Facebook. O uso também é obrigatório para passageiros de táxi e de aplicativo. A definição aconteceu após reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus.

“Eu vejo isso com bons olhos. É importante para os que estão circulando no transporte público. Vai ajudar muito também na prevenção e que todos tenham entendimento, mais uma vez, da importância do uso da máscara. Hoje está fácil, não ficou mais um material difícil de se encontrar”, comentou Cocato.

O secretário de Saúde chegou a sugerir que os estabelecimentos classificados como essenciais exijam que os clientes utilizem máscaras para poderem entrar. Entretanto, a assessoria de imprensa reforçou que a obrigatoriedade é apenas para o transporte público.

“É uma medida importante no município para que a gente possa, a partir de agora, requerer da população a utilização da máscara para onde quer que ela vá, assim que ela sai da casa dela. É importante os estabelecimentos também acompanharem isso. Exigir a entrada de qualquer cliente a obrigatoriedade do uso de máscara. Assim a gente previne, cuida do próximo e cuida da gente também”, disse Cocato.

O governo do Estado determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir de segunda nas linhas intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) que operam na RPT (Região do Polo Têxtil). Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré ainda não deliberaram sobre o tema em nível municipal.

Já em Hortolândia, todas as pessoas devem usar máscaras em qualquer deslocamento desde o dia 23 março.

Redução

Desde o dia 20 de março, os ônibus do transporte público de Nova Odessa operam com redução de 20% em todos os horários, entre segunda e sábado, exceto aqueles considerados de “pico”. Não há mais transporte aos domingos desde o dia 12 de abril por conta da queda no movimento.

Publicidade