Área verde vira ‘lixão’ e gera medo de enchentes

Moradores do Jardim São Jorge, em Nova Odessa, estão convivendo com um terreno que se tornou ponto de descarte irregular de lixo há mais de um mês


Moradores das ruas Brasília e Niterói, no Jardim São Jorge, em Nova Odessa, estão convivendo com um terreno que se tornou ponto de descarte irregular de lixo há mais de um mês. O local fica próximo do Ribeirão Quilombo, numa área que já foi alvo de enchentes no passado.

“Ali passa muita gente por causa do campo do São José, aí eles colocam fogo nos entulhos e tem criança brincado, o que fica perigoso. O cheiro também fica insuportável”, relatou o morador Edimilson Rodrigues.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
lixo rua niteroi

Além do lixo, os moradores se preocupam com as chuvas de verão. Isso porque entre 2011 e 2015, o local foi atingido por seis enchentes, segundo Edimilson. Ele teme que o entulho seja levado para as galerias pluviais, entupindo-as e causando novas inundações.

Em nota, a Prefeitura de Nova Odessa lembrou que a área recebeu o plantio de mudas e lamenta o ocorrido. A administração programou para os próximos dias uma nova limpeza e garantiu que o espaço receberá cercas vivas para tentar coibir o descarte. O bairro conta com um Local de Entrega Voluntária de lixo, que fica na Rua Manaus. O descarte irregular de lixo é crime ambiental e passível de multa, que varia de R$ 500 a R$ 5 mil. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (19) 3466-0917.

LIBERAL NAS RUAS: Viu algo de errado no seu bairro? Um buraco na rua, um vazamento, uma obra parada? Escreva para redacao@liberal.com.br ou envie mensagem para o WhatsApp do LIBERAL, no (19) 99271-2364.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora