19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nova Odessa

Após morte de presidente, ONG pode ser fechada

Associação Arca Protetora dos Animais, de Nova Odessa, não possui voluntários suficientes para cuidar de cachorros

Por Marina Zanaki

14 de dezembro de 2019, às 08h08

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Faltam pessoas para cuidar dos animais

A AAPRA (Associação Arca Protetora dos Animais), de Nova Odessa, corre o risco de fechar por falta de condições de cuidar dos animais. Com a morte da presidente da ONG (Organização Não-Governamental), Izabel Belina Xavier, em novembro, a entidade passou a precisar de ajuda, lançando um apelo por voluntários e alimentos. De acordo com Evellyn Dalla Valle, secretária da AAPRA e enteada de Izabel, a situação da ONG é crítica. Faltam pessoas para ficar com os 60 animais, já que atualmente há apenas seis pessoas que conseguem se revezar nos cuidados, quando o ideal seriam pelo menos 14.

A presidente cuidava dos animais das 8 até às 20 horas, diariamente. Fundadora da AAPRA, Izabel morreu no dia 11 de novembro, após sofrer um mal súbito. Ela chegou a ficar internada no Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), mas não resistiu.

A entidade lançou uma campanha para arrecadar alimentos como salsicha e carne enlatada para dar medicamentos aos que estão doentes – uma parte deles já estava em tratamento quando Izabel morreu, mas alguns adoeceram depois do falecimento da cuidadora. A ONG também está recebendo rações.

“De momento, a ONG pode ser considerada até fechada, no sentido de que não estamos recolhendo mais nenhum animal, até a gente poder estabilizar e ver como vai ficar nossa situação”, afirma Evellyn.

Evellyn contou que todos os animais estão para adoção. Cerca de 30 gatos foram acolhidos pela SOS Animais, de Santa Bárbara d’Oeste, mas ainda há 60 cachorros aguardando um lar. A maioria está castrada, e os que ainda não estão a entidade informou que pode providenciar a castração.

Quem quiser ajudar a AAPRA, pode entrar em contato através do 99229-0812. As doações de alimentos e rações podem ser levadas em dois endereços – na sede da entidade, que fica na Rua Benedito Camargo, 550, Recanto Solar; ou então na Rua Roberto Sprogis, 441, Jardim Santa Rosa.

Publicidade