Nova Odessa retoma exames de colonoscopia

Segundo a prefeitura, toda a demanda deste tipo de exame no muncípio deve ser zerada em dois meses


A Secretaria de Saúde de Nova Odessa retomou a realização dos exames de colonoscopia. O procedimento é importante para prevenção de tumores e diagnóstico de doenças inflamatórias do intestino e outras patologias. 

Considerado de média complexidade, o exame deixou de ser realizado com equipamentos do município durante o período em que o ICV (Instituto Ciências da Vida) foi co-gestor da Saúde. Em abril deste ano, após rescisão do contrato com a Organização Social, a Administração retomou o atendimento e os pacientes eram encaminhados para realização do procedimento em outras cidades.

“Conseguimos agora voltar a oferecer este serviço em Nova Odessa, de forma mais ágil e garantindo mais conforto ao paciente”, afirmou o secretário de Saúde, Sérgio Molina.

Chefe da enfermagem do Hospital Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, André Barros afirmou que cerca de 30 exames já foram realizados e que outros 60 estão programados para serem feitos nas próximas semanas.

“Temos o apoio da Secretaria Estadual de Saúde para os exames, mas o número de vagas oferecidas não era suficiente para suprir a demanda”, explicou. O exame é feito no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia, mediante encaminhamento feito pelo médico.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora