Moradores do Jd. Santa Alice sofrem com a falta de asfalto

Segundo os moradores, a maior dificuldade é quando chove, pois além da água da chuva, os moradores enfrentam a vazão do Vista Alegre


Foto: Mirela das Neves_O LIBERAL
Moradores do bairro sofrem com a poeira e com a lama, em dias de chuva
Os moradores do Jardim Santa Alice, em Santa Bárbara, reclamam da falta de atenção dos políticos com o bairro. Apesar de possuir longa extensão, por ser um local de muitas chácaras, a parte principal do bairro – que compreende a Rua Theodoro Batalha e suas nove ramificações – conta como perímetro urbano, mas segue esquecida pelas administrações que passam pela prefeitura barbarense.

A reclamação dos moradores é a mesma: os políticos só visitam o bairro em época de eleição. De acordo com o artesão Cilas Coutinho, o prefeito Denis Andia (PV) esteve no bairro no início de 2013 e informou que havia uma verba destinada para o asfalto, mas que os moradores precisariam fazer um abaixo-assinado. “Como já houve três abaixo-assinados, eu acho que não necessita de mais um, só precisa da vontade dos políticos para fazer esse serviço”, declarou o artesão.

Segundo os moradores, a maior dificuldade para todos que residem no bairro é quando chove, pois além da água da chuva, eles enfrentam a vazão do Vista Alegre, bairro vizinho ao Santa Alice. A ajudante geral Naudicéia de Lima relata que, quando chove não dá para guardar o carro na garagem e muitas vezes teve que deixar o veículo na rua. “Não aguentava mais essa situação. Eu e meu marido tivemos que pagar para uma empresa concretar a frente da minha casa, pois quando chovia, além da erosão que formava, algumas vezes chegava a entrar água em casa”, desabafa. Ela também sofre com os seus dois filhos, pois ambos possuem problemas respiratórios.

De acordo com o vereador Carlos Fontes (PSD), em fevereiro deste ano, ele protocolou um requerimento na câmara sugerindo a implantação do Plano Comunitário de Pavimentação, que consiste em uma parceria entre prefeitura e moradores para asfaltar as ruas. No entanto, de acordo com o vereador, o secretário de Governo, Rodrigo Maiello, afirmou que a implantação do plano deve ser precedida de elaboração de projetos de drenagem e pavimentação e que não será possível iniciar os procedimentos sem a execução desses projetos.

Já o vereador José Luis Fornazari (SDD), disse que a prefeitura, no início da gestão do atual prefeito, aguardava verba para asfaltar as ruas do Santa Alice e do Cruzeiro do Sul. “Tempos depois a prefeitura me informou que só havia recebido a verba para o Cruzeiro do Sul”, informou. Por meio de assessoria de imprensa, a Prefeitura de Santa Bárbara informou que sabe da necessidade de solucionar a antiga demanda do bairro Santa Alice e que para isso trabalha na busca de recursos para viabilizar o projeto para a pavimentação do bairro. No entanto, não informou o prazo.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora