SAÚDE
Instituto de Zootecnia firma parceria para criação de suínos para transplantes
Com sede em Nova Odessa, IZ se junta a startup paulistana com o objetivo de utilizar animais como doadores de órgãos
Por Lucas Ardito*
19 de novembro de 2023, às 08h00 • Última atualização em 20 de novembro de 2023, às 18h16
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/instituto-de-zootecnia-firma-parceria-para-criacao-de-suinos-para-transplantes-2062701/
O Instituto de Zootecnia, sediado em Nova Odessa, firmou uma parceria para a criação de suínos voltada ao transplante de órgãos. Assinado no dia 9, o convênio com a empresa paulistana XenoBrasil trará recursos para que seja implantada uma infraestrutura que comporte a criação dos animais. Além disso, haverá laboratório para estudo e prática de transplante.
O xenotransplante consiste em transplante de órgãos entre espécies diferentes, que tem de cumprir requisitos dos órgãos reguladores. Os suínos têm sido utilizados devido à baixa rejeição que causam ao corpo humano, já que possuem fisiologia semelhante. Além disso, estudos foram capazes de modificar o código genético, fazendo com que seja mais compatível com o ser humano.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
O responsável pela XenoBrasil é o médico e professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) Silvano Raia, pioneiro no transplante de fígado na América Latina. Ele explica que o organismo dos suínos é o que mais se assemelha ao do humano e que os estudos estão evoluindo.
“A viabilização para transplantar coração, rim, córnea e pele é uma realidade, e os estudos tendem a incluir pulmão e fígado”, comentou via assessoria de imprensa. Já o diretor geral do Instituto de Zootecnia, Enilson Ribeiro, afirma que a instituição realizava estudos com animais anteriormente, mas que o trabalho não era voltado para xenotransplantes.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
“Pela inovação da pesquisa a ser conduzida nessa área, tomaremos um caminho diferente, com a contribuição dos nossos pesquisadores e técnicos que vão somar conhecimento à medicina”, explicou. A expectativa é de que as obras de implantação de estrutura sejam concluídas no início de 2024 e que os animais cheguem em fevereiro.
Atuação
Além da sede em Nova Odessa, o Instituto de Zootecnia conta com cinco unidades de pesquisa. Elas estão em Sertãozinho, Tanquinho, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Registro. O IZ faz parte da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
*Estagiário sob supervisão de João Colosalle