28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COOVID-19

Uma semana após restringir comércio, Hortolândia não atinge sequer 50% de isolamento

Prefeito Angelo Perugini (PDT) definiu como meta 70% de adesão, mas resultados ainda são discretos

Por André Rossi

20 de maio de 2020, às 13h06 • Última atualização em 20 de maio de 2020, às 13h56

Uma semana depois de o prefeito Angelo Perugini (PDT) restringir o funcionamento do comércio em Hortolândia para tentar incentivar a adesão isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a cidade sequer atingiu a taxa de 50%, segundo os dados do Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo).

A administração publicou um decreto no dia 10 de maio vetando o atendimento presencial em comércios essenciais após as 19 horas, o que até então era exigido apenas para os postos combustíveis. A medida atinge supermercados e até farmácias 24 horas. O sistema drive-thru também só pode funcionar até as 19 horas.

O prefeito explicou na época que iria publicar um decreto “mais rígido” para que a cidade atinja 70% de adesão ao isolamento social. Um dos requisitos apontados para a futura reabertura pós-quarentena, segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é de que o índice esteja acima de 55%.

“Não dá para continuar do jeito que nós estamos. Você vai no Centro e parece que está vida normal. As pessoas perderam a noção. Ninguém está preocupado se vai contaminar ou não. Parece que estão levando um momento dramático como esse como se nada estivesse acontecendo”, criticou Perugini durante transmissão no Facebook no dia 8 de maio.

De acordo com dados do Simi-SP, no dia da publicação do decreto, domingo retrasado, a adesão ao isolamento foi de 55%. Entre segunda e terça-feira, despencou para 44%.

Os indicadores subiram para 48% até quinta, mas voltaram a cair na sexta, 47%, e também no sábado, com 46%. O melhor número foi no último domingo: 49%.

Desde que a quarentena foi iniciada no Estado de São Paulo, em 24 de março, Hortolândia foi a cidade da RPT que registrou os melhores índices de isolamento, passando de 60% em seis oportunidades. A melhor marca aconteceu em 19 de abril, um domingo: 62%.

Monitoramento

O Simi-SP usa informações georreferenciadas de mobilidade urbana em tempo real nos municípios paulistas através de parceria do Estado com as operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM. A análise de isolamento social é mapeada em cidades com mais de 30 mil habitantes e indica tendências de deslocamento.

A Prefeitura de Hortolândia foi questionada por e-mail sobre o balanço do período e se cogita mais alguma medida para tentar aumentar o isolamento. Segundo a Secretaria de Governo, “não haverá novas medidas de restrição às atividades na cidade. No entanto, continuamos com a fiscalização e orientação à população para estimular o isolamento social. Contamos com a colaboração de todos na missão de proteger a vida”.

Publicidade