27 de novembro de 2020 Atualizado 21:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Educação

Só 10% dos responsáveis por alunos quiseram volta das aulas em Hortolândia

Com base em pesquisa realizada com a população, prefeitura decidiu adiar volta das atividades presenciais para 2021

Por Leonardo Oliveira

12 out 2020 às 09:47

A Prefeitura de Hortolândia decidiu, no último sábado (10), adiar o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino para 2021. O motivo foi a preferência dos pais ou responsáveis: mais de 80% optaram por manter o ensino remoto.

Salas de aula ficarão vazias em Hortolândia até o fim do ano – Foto: Governo do Estado de São Paulo

Também foram entrevistados professores e gestores da rede municipal. Apenas 10% quiseram o retorno, enquanto que 8% não souberam opinar. A decisão de suspender as atividades presenciais até o fim do ano atinge 28 mil alunos.

Eles integram a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Integral I e para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), das 58 unidades escolares, incluindo os alunos do Ensino Fundamental II, da EMEF Agenor Miranda da Silva e, também as escolas conveniadas com o programa Bolsa Creche.

A decisão pela volta às salas de aula somente em 2021 foi publicada no Diário Oficial do município no último sábado.

Para o ano letivo de 2021, segundo a Secretaria, o retorno às aulas da rede municipal será baseado em três eixos: planejamento, acolhimento e atividades pedagógicas diversificadas e elaboradas a partir do diagnóstico de cada aluno, com foco em um plano de recuperação individual.

O Calendário Escolar de 2020 já foi readequado pelos profissionais da Secretaria e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, garantindo assim a finalização do ano letivo cumprindo a carga horária necessária.

Neste período de distanciamento social e suspensão das aulas presenciais, os servidores da Secretaria de Educação têm trabalhado para oferecer atividades diversificadas e postagens de conteúdos para a Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo as modalidades da Educação Especial (CIER) e Educação de Jovens e Adultos, perpassando pela Educação Integral.


Além de oferecer atividades pedagógicas online, por meio do Blog Educação e de grupos no Whatsapp, para as famílias que apresentam dificuldade em relação a manuseio e ou acesso a internet, o atendimento é via unidade escolar em que o aluno está matriculado.

Todas as atividades são entregues impressas e o acompanhamento do desenvolvimento educacional do aluno ocorre por meio deste material.

Publicidade