Prefeitura de Hortolândia inicia campanha de adoção de pets

Campanha "Encontre um Amigo" que achar um lar para os 150 cães e gatos que estão desabrigados no município


A Prefeitura de Hortolândia lançou a campanha “Encontre um Amigo”, para tentar achar um lar para os 150 cães e gatos que estão desabrigados no município. A ação é de responsabilidade do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal), um órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde os pets estão abrigados no momento.

Foto: Divulgação
Campanha quer achar um lar para os 150 cães e gatos

São cães e gatos, entre macho e fêmea, filhotes e adultos, todos sem raça definida, mais conhecidos como vira-latas. Todos os animais já foram vacinados contra a raiva e estão em boas condições de saúde, de acordo com o diretor do Departamento, Vanderlei Fernando Azevedo. “Eles precisam de um novo lar. Com a campanha, pretendemos diminuir o abandono de animais na cidade, encontrando pra eles esse novo lar”, enfatizou Vanderlei.

É possível adotar um bichinho de forma gratuita indo até o DPBEA, localizado na Rua Athanázio Gigo, número 60, no bairro Chácaras de Recreio 2000, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

O interessado precisa ter pelo menos 18 anos e apresentar RG ou outro documento de identificação com foto e comprovante de residência. Será necessário assinar um termo de guarda responsável.

Guarda responsável

Como medida de proteção e bem-estar animal, a prefeitura lançou em janeiro deste ano o guia “Guarda-Responsável – Projeto Encontre um Amigo”. O informativo orienta as pessoas sobre os direitos e deveres do tutor ao adotar um animal. O folheto está disponível no DBPEA em formato físico na hora da adoção.

Para efetuar a adoção, o tutor tem de cumprir os critérios estabelecidos na cartilha. Abandonar e maltratar animais é crime pela Lei Federal nº 9.605/98. Denúncias de maus tratos aos animais podem ser formalizadas no DPBEA de Hortolândia, por meio dos telefones (19) 3897-3312 ou 3897-5974.

* Maíra Torres, sob supervisão de Talita Bristotti.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora