22 de Maio de 2020 Atualizado 14:04

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Prefeitura de Hortolândia edita regras para transmissões religiosas

Medida restringe a quantidade de participantes do culto e orienta quanto ao distanciamento entre as pessoas durante as celebrações

Por Isabella Holouka

07 abr 2020 às 11:56 • Última atualização 07 abr 2020 às 12:05

A Prefeitura de Hortolândia autorizou a transmissão ao vivo de atividades religiosas no município e impôs regras para a realização das gravações. A medida, editada com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19), restringe a quantidade de participantes na gravação do culto e orienta quanto ao distanciamento entre as pessoas durante as celebrações.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

Somados o celebrante e a equipe técnica, os locais de culto não podem ter mais de cinco pessoas, no caso de ambientes com até 500m², e dez pessoas, no caso de ambientes com mais de 500m².

Além disso, a distância mínima de dois metros entre todas as pessoas presentes no ambiente deve ser sempre respeitada e os acessos dos locais de culto deverão permanecer fechados durante a gravação ou transmissão.

A decisão, publicada no diário oficial do município nesta segunda-feira (6), leva em conta as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde, além dos governos estadual e municipal, de evitar aglomerações e fazer valer o isolamento social como medidas para evitar a disseminação do vírus.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Missas suspensas

As missas estão suspensas em todas as igrejas católicas da RPT (Região do Polo Têxtil), seguindo recomendações das dioceses de Limeira, Piracicaba e Campinas. Para continuar atendendo aos fiéis em tempos de pandemia, algumas paróquias estão disponibilizando missas com transmissão pela internet, televisão ou rádio, inclusive na Semana Santa.

A relação de paróquias com esta iniciativa em Americana ou Nova Odessa pode ser conferida no site da diocese de Limeira. Em Santa Bárbara, fiéis podem contar com uma relação organizada com opções no site da Diocese de Piracicaba. Já diocese de Campinas informou que as celebrações são transmitidas pela TV Século XXI.

Além da Capa, um podcast do LIBERAL

O alemão Jan Krutzinna, CEO da ChatClass, explicou como o distanciamento social em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) pode abrir espaço para o celular como ferramento aliada da educação, já que em função da quarentena as escolas estão fechadas e, muitas delas, optaram por manter as aulas online. Ouça o episódio:

{{1}}