28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mensageiro

Polícia Militar prende ‘salveiro’ do PCC em Hortolândia

Ao ser detido pelo Baep, suspeito confessou ser um dos responsáveis por transmitir mensagens dos líderes da facção criminosa

Por Leonardo Oliveira

07 de janeiro de 2020, às 10h38 • Última atualização em 07 de janeiro de 2020, às 15h57

O 10° Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) prendeu, na noite desta segunda-feira (6), um “salveiro” do PCC (Primeiro Comando da Capital), pessoa responsável por transmitir as mensagens dos líderes da facção criminosa que estão dentro dos presídios. Ele foi detido no Parque Gabriel, em Hortolândia, às 19h20.

Foto: Polícia Militar/Divulgação
“Salveiro” foi detido no Parque Gabriel, em Hortolândia

A corporação diz que recebeu uma denúncia e foi até a casa onde ele residia, na Travessa dos Tropeiros. Ao notar a chegada da viatura, ele saiu correndo dentro de um prédio invadido.

Após ser capturado, a polícia constatou que ele havia fugido do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Hortolândia no dia 22 de novembro do ano passado. Ele confessou ser membro do PCC e que teria a função de “salveiro” da área 019 (região de Campinas).

Essa função é dedicada à aqueles que atuam na transcrição e transmissão dos chamados “salves”, que são passados pelo comando da facção. Na prática, os “salves” são mensagens transmitidas em cartas escritas diretamente dos presídios. O PCC possui uma criptografia própria, que mistura letras e números para formar palavras.

Natural de São Roque, o homem tem 36 anos e possui uma condenação na Justiça por um roubo praticado em Mairinque (SP). A ocorrência foi apresentada no plantão policial de Hortolândia e o condenado ficou preso.

Captura

A PM (Polícia Militar) também prendeu um homem de 37 anos indiciado em um processo que investiga um roubo a um ônibus da Viação Ouro Verde, ocorrido em 15 de outubro de 2019. O suspeito era procurado pela Justiça desde o mês passado, quando foi expedido um mandado de prisão em seu nome.

Ele foi capturado na tarde desta segunda-feira, Rua José Vedovato, no Jardim São Francisco, em Sumaré. O boletim de ocorrência foi registrado no 5° DP (Distrito Policial) e o suspeito permaneceu preso.

Publicidade