Motoristas dirigem a mais de 100 km/h em avenidas de Hortolândia

Teste de radar flagrou alta velocidade no trânsito e Prefeitura confirma a necessidade de implantar fiscalização eletrônica


A Prefeitura de Hortolândia monitorou, no período do dia 25 de agosto a 4 de setembro, durante teste de radares, as velocidades de 115.208 veículos que trafegaram nas avenidas Ana Thereza Cecon Breda, na Vila Real, e Olívio Franceschini. Deste total, 4.757 veículos foram flagrados acima da velocidade permitida. Parte deles, em velocidade de até 119 km/h, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Os números apresentados reforçam a necessidade de implantação de fiscalização eletrônica nas principais avenidas da cidade, com objetivo de diminuir o índice de acidentes e proteger a vida de motoristas e pedestres.

Foto: Prefeitura de Hortolândia/Divulgação
Velocidade de 115.208 veículos foi fiscalizada durante o teste

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, durante o período do estudo, a avenida Ana Thereza Cecon Breda recebeu a circulação de 38.408 veículos. A via já sinalizava a velocidade de 50km/h como limite permitido para o tráfego. Só neste trecho, 4.273 veículos apresentaram velocidade acima do permitido. Deste total, 190 veículos não só passaram acima do limite, como exageraram, e circularam na avenida com velocidades que variaram de 70 km/h até perigosos 119 km/h, transformando o local em um verdadeiro autódromo de Fórmula 1.

Já na avenida Olívio Franceschini, com velocidade limite para o tráfego de 60 km/h, foram registrados no período 76.872 veículos em circulação. Nesta avenida, um total de 484 veículos foram flagrados circulando com velocidade maior do que a apontada como viável.  Os “super apressados” representaram 104 veículos, que passaram pela via com velocidade variando entre 70 km/h e 109 km/h, muito acima do permitido.

“O principal objetivo da Administração é reduzir os acidentes. Mesmo com as medidas já adotadas pela Prefeitura, os números ainda não apresentaram queda, por isso vamos manter nossas ações para melhoria da segurança viária”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA
A fiscalização por radar começa a funcionar na cidade a partir de outubro. Antes de entrar em operação, os novos equipamentos serão aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Pelo menos seis avenidas da cidade terão fiscalização eletrônica: avenida Santana; avenida da Emancipação; avenida Olívio Franceschini; avenida Roberto Carlos Prataviera (Cemitério Park Hortolândia); avenida Sabina Baptista de Camargo; e avenida Tereza Ana Cecon Breda. Estas vias foram escolhidas por concentrarem os maiores índices de acidentes de trânsito.

A Prefeitura adota uma série de medidas para reduzir a ocorrência de acidentes de trânsito, como por exemplo, o reforço na sinalização em vias de toda a cidade e a implantação de novos semáforos. A fiscalização eletrônica é uma das ações anunciadas pelo prefeito Angelo Perugini como parte do pacote de medidas para reduzir os acidentes na cidade.

A iniciativa pelo pacote de medidas surgiu depois de um estudo inédito que registrou, de janeiro a dezembro do ano passado, 1.265 ocorrências de trânsito. Destes, 223 tiveram vítimas feridas, 26 fatais. O estudo foi realizado pelo Grupo de Segurança Viária, comitê formado por representantes da Prefeitura e de órgãos públicos ligados à segurança no trânsito, que se reúnem periodicamente para discutir como reduzir os índices de acidentes e proteger a vida de motoristas e pedestres.

Dados de janeiro a julho deste ano apontam que os acidentes com morte não apresentaram queda, se comparados ao mesmo período do ano passado: em 2017, foram 18 mortes; em 2018, foram 17 no mesmo período.

CONVÊNIO DETRAN
A Administração, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e de convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), recebe cerca de R$ 1 milhão para sinalização de diversas ruas. O serviço é executado em ruas próximas a escolas, em diversos bairros da cidade. Atualmente, vias do Jardim Amanda recebem sinalização com recursos do Detran.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Hortolândia.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!