18 de abril de 2024 Atualizado 10:20

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Hortolândia

Jardim Amanda será 1º bairro com iluminação 100% em LED

Prefeito assinou nesta semana o contrato de uma PPP e apresentou projeto para modernização, manutenção e gestão da iluminação pública de Hortolândia

Por Da Redação

05 de fevereiro de 2020, às 18h55

Na última terça-feira (4), o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, assinou o contrato de PPP (Parceria Público Privada) e apresentou o projeto para ações de modernização, manutenção e gestão da iluminação pública.

A ação é o pontapé inicial para a troca de 22 mil pontos de luz, em todas as ruas da cidade, por lâmpadas de LED, que conferem maior potencial de luminosidade, com modernidade e segurança. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a troca das lâmpadas começará pelo Jardim Amanda.

Foto: Prefeitura de Hortolândia / Divulgação
Objetivo da Prefeitura de Hortolândia é trocar a iluminação de toda a cidade por LED

Em maio, o bairro estará com 100% de luminárias em LED. Em seguida, a ação de concretiza no Jardim Rosolen e, logo depois, no Jardim Nova Hortolândia. A meta é que, até o final de 2021, todos os bairros contem com a tecnologia.

A PPP é um contrato administrativo de concessão, firmado entre o Poder Público e a iniciativa privada. A concorrência da PPP da iluminação teve como vencedor o consórcio Ilumina Hortolândia. O valor contratual é de R$ 227 milhões e o período para que serviço de iluminação seja explorado é de 30 anos.

Nos dois primeiros anos de contrato, a previsão é que sejam investidos R$ 40 milhões, sendo que o maior volume deste montante será destinado à substituição das lâmpadas dos postes, que atualmente são de vapor de sódio.

A estimativa da prefeitura é de que, com a PPP, os custos com iluminação pública sejam reduzidos em mais de 50%. Isso porque as lâmpadas de LED que serão usadas nos postes das ruas iluminam mais e consomem menos energia elétrica do que as de vapor de sódio, usadas atualmente.

*As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Hortolândia.

Publicidade