Hospital Mario Covas começa a realizar Teste da Orelhinha

Teste é importante para verificar se o bebê tem algum problema auditivo; teste é indolor, não tem contraindicações e dura 10 minutos


Foto: Reginaldo Prado - Prefeitura de Hortolândia
O teste é importante para verificar se ela tem algum tipo de problema auditivo

Mamães que acabaram de dar a luz agora já podem ir para casa mais tranquilas sobre a saúde dos seus bebês. A Prefeitura de Hortolândia passa a oferecer, a partir desta segunda-feira (06), para mulheres que estejam internadas na maternidade do Hospital Mario Covas, o teste da orelhinha para seus recém-nascidos. De acordo com a Secretaria de Saúde, em março deste ano nasceram 172 crianças no hospital. A média registrada no hospital é de 120 bebês por mês.

A secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, explica que o teste gratuito consiste na colocação de um fone no ouvido do bebê. O fone, que está acoplado a um computador, emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas produzidas pela orelha interna da criança. O teste é importante para verificar se ela tem algum tipo de problema auditivo.

A secretária ressalta que o teste é indolor, não tem contraindicações e dura 10 minutos. “O exame é uma estratégia importante para garantir o cuidado no monitoramento auditivo dos recém-nascidos”, salienta Odete.

Ao oferecer o teste no Hospital Mario Covas, a Prefeitura também proporciona conforto para as mulheres. Anteriormente, o teste era realizado no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”, localizado no Jardim Santo André, após a mamãe e o bebê terem deixado o hospital.

Além do Teste da Orelhinha, o Hospital Mario Covas realiza outros exames importantes para avaliar a saúde do recém-nascido, que são os Testes do Pezinho, do Olhinho e do Coraçãozinho. Odete afirma que todos estes exames são garantidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Hortolândia.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!