Hortolândia oferece serviço de raio-x odontológico

Serviço contratado pela prefeitura tem capacidade de realizar 6 mil exames no período de um ano


Pacientes atendidos pelas equipes de odontologia das unidades de saúde de Hortolândia contam agora com a oferta de raio-x odontológico. O serviço realizado pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a clínica Hortodoc, localizada no Remanso Campineiro, tem capacidade de realizar 6 mil exames no período de um ano, volume que atende a demanda dos consultórios das unidades de saúde.

Para ser atendido, o paciente precisa ter encaminhamento de dentista da Secretaria de Saúde. O resultado do raio-x é encaminhado diretamente à unidade de saúde, com laudo.

Foto: Prefeitura de Hortolândia / Divulgação
Pacientes contam agora com a oferta de raio-x odontológico

Antes da oferta do serviço, o paciente pagava de R$ 20 a R$ 60, dependendo do tipo do raio-x solicitado pelo dentista. “Isso é uma conquista do município, uma vez que, antes, a conduta do dentista era baseada no atendimento em consultório. Casos em que o exame era imprescindível, o paciente precisava pagar pelo raio-x em clínica particular”, explica o coordenador do programa de Saúde Bucal de Hortolândia, Eduardo Prebianchi Squaiella.

Dentista

Os serviços odontológicos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Hortolândia têm como porta de entrada as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Com exceção da unidade de saúde do São Sebastião e da do Jardim Santiago, todas as demais têm equipes aptas a realizar tratamentos no próprio consultório, com ações de prevenção, extração, restauração e limpeza. Para as pessoas que utilizam a UBS São Sebastião o atendimento odontológico é realizado na UBS Nova Hortolândia. Já para os moradores da área de abrangência da UBS Santiago, o atendimento é na UBS Novo Ângulo.

Nas unidades de saúde, as equipes do consultório odontológico podem encaminhar pacientes para tratamento no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), unidade referenciada localizada no Parque Ortolândia. No local, há uma equipe especializada em tratamento de pessoas com necessidades especiais e no atendimento de pacientes em geral que precisam de intervenções mais complexas, como endodontia (tratamentos de raiz), periodontia (tratamento de gengiva) e extração de dente do ciso.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Hortolândia.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora