19 de Maio de 2020 Atualizado 15:01

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Hortolândia inaugura dez leitos de UTI no Hospital Mário Covas

Essa é a primeira UTI a ser instalada no hospital. Estrutura está apta a receber os casos graves do novo coronavírus

Por Leonardo Oliveira

19 Maio 2020 às 13:50 • Última atualização 19 Maio 2020 às 15:01

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini (PDT), entregou nesta segunda-feira (18) a primeira ala de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas. A estrutura possui dez leitos para atendimento de casos de alta complexidade e está apta para receber pacientes com o novo coronavírus (Covid-19).

Nova ala foi entregue nesta segunda-feira – Foto: Prefeitura de Hortolândia/Divulgação

Cada leito é equipado com monitor multiparâmetro, bomba de infusão e ventilador mecânico (fundamental para o atendimento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave, SRAG, provocada pelo Coronavírus). O paciente será acolhido por uma equipe médica especializada e tratamento humanizado. Destes 10 leitos, um deles é adaptado para pacientes que tenham várias patologias associadas e precisem de isolamento total.

Hortolândia tem 116 casos confirmados da Covid-19 e é a cidade da RPT (Região do Polo Têxtil) com mais mortes ocasionadas pela doença – foram 12 óbitos. Outras 85 pessoas se curaram, oito estão em isolamento domiciliar e dez estão internadas em hospitais de outras cidades justamente pela ausência de uma UTI. Apenas um paciente está internado com o novo coronavírus no Mário Covas.

O hospital está sendo ampliado e deve receber ainda R$ 10,5 milhões para obras como troca do telhado, novos leitos, UTI, sala de cirurgias, maternidade, sala com tomógrafo, dentre outros. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Hortolândia.

“Essa entrega eleva nossa cidade a um novo patamar de Saúde, e para mim, é um dos maiores momentos de emoção da minha vida. Há quase 25 anos, quando eu ainda era Secretário de Saúde, idealizamos o projeto e buscamos investimentos para a construção do Hospital Municipal. E hoje, em conjunto com as obras de melhoria e ampliação do hospital, a cidade ganha um grande presente”, afirmou o prefeito.

Podcast Além da Capa
Diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em virtude da determinação de paralisação de atividades econômicas e do isolamento social forçado pela quarentena, o reflexo no mercado de trabalho é um dos principais termômetros para medir os danos. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter George Aravanis, que trata do aumento dos pedidos de seguro-desemprego e acompanha os anúncios de suspensões de contrato de trabalho em empresas da RPT (Região do Polo Têxtil).