ATENDIMENTO
Hortolândia implanta telemedicina na saúde municipal
Objetivo é agilizar os atendimentos, evitar custos de deslocamento e a desafogar o atendimento presencial
Por Cristiani Azanha
25 de julho de 2022, às 06h23
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/hortolandia/hortolandia-implanta-telemedicina-na-saude-municipal-1803590/
A rede municipal de saúde de Hortolândia deu início, na última sexta-feira, à implantação da telemedicina em caráter experimental. O objetivo é agilizar os atendimentos, evitar custos de deslocamento e a desafogar o atendimento presencial.
A telemedicina é um serviço on-line de atendimento e realização de consultas para pacientes. Para isso, o paciente precisa ter acesso a um celular ou computador, com sistema de câmeras e áudio. Por meio de um link oferecido pela unidade de saúde, o paciente será atendido por um profissional para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Nessa fase de implantação, que deve durar entre dois a quatro meses, o serviço funciona em caráter experimental. Por enquanto, o serviço é oferecido uma vez por semana, às sextas-feiras, das 8h às 12h, para pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, que é a unidade que registra maior demanda de atendimentos da rede municipal de saúde.
Nesse período de implantação, o serviço atenderá pacientes que já passaram por uma primeira consulta presencial na unidade. As consultas remotas serão, portanto, as de retorno.
No primeiro dia iniciativa, cinco pacientes foram atendidos. A primeira foi a cozinheira Sabrina Rodrigues de Barros, de 37 anos, de acordo com a prefeitura. A paciente elogiou a possibilidade.
“A consulta foi tranquila e rápida. No começo, a gente fica meio perdida. Fui bem atendida e orientada pela médica. Marquei os exames que tenho que fazer”, comentou. O prefeito Zezé Gomes destacou, em nota, que o novo serviço é uma importante conquista tecnológica que beneficia a população do município.
“A telemedicina é um sonho de todas as pessoas da cidade que se torna realidade. Por meio desse novo serviço, as pessoas vão poder fazer consultas com maior rapidez e fluidez. O serviço também oferece maior precisão no atendimento, pois os pacientes poderão levar e apresentar os exames na hora e de forma digital para o médico”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Saúde, após a fase de testes, a previsão é que o novo sistema seja disponibilizado gradativamente para todos os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde.