05 de março de 2021 Atualizado 22:55

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Aedes

Hortolândia faz combate à dengue em três regiões

Índice larvário está em alerta e três casos da doença foram confirmados na cidade

Por Marina Zanaki

09 fev 2021 às 14:32 • Última atualização 09 fev 2021 às 14:44

Em alerta para a doença, a Prefeitura de Hortolândia está realizando esta semana trabalhos de combate à dengue em três bairros da cidade. As equipes da Unidade de Vigilância e Zoonoses estão focadas nos bairros Jardim Santa Claro do Lago, Jardim Interlagos e Jardim Amanda.

A ação consiste em visitas às casas dos moradores. Os agentes dão orientações, distribuem material explicativo e fazem busca ativa de possíveis criadouros do mosquito.

A ação da Prefeitura de Hortolândia consiste em visitas às casas dos moradores – Foto: Prefeitura de Hortolândia / Divulgação

Caso sejam encontradas larvas, os agentes fazem a eliminação e a coleta para identificação em laboratório. A prefeitura lembrou que os agentes são identificados com uniforme e crachá, e solicitou que a população permita a entrada dos agentes.

A Secretaria de Saúde estima que 80% dos focos de dengue estão nas casas.

“A população também deve fazer a parte dela na prevenção e no combate ao Aedes aegypti. Dentre os cuidados simples que os moradores podem adotar para evitar a proliferação do mosquito estão manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda”, orientou a prefeitura.

Situação epidemiológica
Hortolândia registra 65 notificações de dengue este ano, das quais três foram confirmadas, 17 deram resultado negativo e 45 aguardam resultado.

A cidade está com o índice larvário em alerta. A ADL (Análise de Densidade Larvária) realizada no mês passado em Hortolândia estava em 3,9. A partir de 4, é considerado risco de surto.

Em janeiro do ano passado, o índice registrado havia sido de 3,2. Ao longo de 2020, foram confirmados 1.055 casos de dengue na cidade.

Publicidade