Hortolândia busca 8 metas da ONU

Prefeito assinou termo de adesão ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento


A Prefeitura de Hortolândia assinou sexta-feira o termo de adesão do município aos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), projeto que pertence ao PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). A cidade é a primeira da RPT (Região do Polo Têxtil) a firmar esse tipo de parceria. Com o ato, a administração se compromete a alcançar oito metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas), como a erradicação da fome e da miséria, educação básica de qualidade para todos e igualdade entre sexos e valorização da mulher. O convênio foi firmado entre o prefeito Antonio Meira (PT) e a representante do PNUD, Nina Orlow.

Durante a assinatura, Meira falou sobre a importância dos indicadores para nortear as políticas públicas na cidade. “As oito metas já estão sendo arduamente trabalhadas pela Administração. No entanto, tê-las elencadas em um documento reforça ainda mais nossa preocupação em cumpri-las. Nosso objetivo é projetar o olhar sobre toda a cidade, com foco nas pessoas mais necessitadas”, afirmou.

Também participaram do evento a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Paula Andrea Nista e o presidente da Câmara Municipal, Gervásio Batista Pozza, além de secretários, representantes do setor de indústria e comércio, associações, conselhos de bairros e ONGs. “A adesão aos ODM é um reconhecimento de Hortolândia junto à ONU. Demonstra que o município está caminhando rumo ao desenvolvimento social, valorizando, principalmente, o ser humano”, defendeu Paula.

Um Comitê de Gestão será formado, com agenda periódica, para analisar os dados levantados, avaliar os indicadores e prospectar as ações. O comitê será composto por representantes das secretarias de Saúde, Educação, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Habitação, Chefia de Gabinete, Governo, Planejamento Urbano, Finanças, Meio Ambiente e Segurança. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social ficará a cargo da coordenação deste comitê.

Conheça os oito metas estabelecidas pela ONU para 2015:
1) Acabar com a fome a miséria;
2) Educação básica de qualidade para todos;
3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4) Reduzir a mortalidade infantil;
5) Melhorar a saúde das gestantes;
6) Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora