23 de abril de 2024 Atualizado 09:18

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Hortolândia autoriza retomada de cinemas, buffets e apresentações em bares

Prefeitura citou a "redução contínua e progressiva" nas infecções por coronavírus para explicar a flexibilização

Por Marina Zanaki

02 de outubro de 2020, às 20h19 • Última atualização em 02 de outubro de 2020, às 20h21

A Prefeitura de Hortolândia autorizou a retomada de atividades em cinemas, buffets e produções artísticas na cidade. A portaria com as regras para o funcionamento desses setores foi publicada nesta sexta-feira (2).

Segundo a prefeitura, as medidas foram adotadas considerando que o município apresenta “redução contínua e progressiva” nas infecções por coronavírus, além da permanência da cidade na Fase Amarela do Plano São Paulo

Cinemas podem retomar funcionamento no município – Foto: Prefeitura de Hortolândia/Divulgação

Entre as regras para o retorno das salas de cinema está lotação máxima de 50% da capacidade, a utilização do maior número possível de entradas para permitir maior distanciamento entre as pessoas e a demarcação das áreas de fluxo e filas, informando a distância mínima que deverá ser adotada de 1,5 metros.

Foi autorizada também a execução de produções artísticas e culturais nos locais já liberados para funcionamento, como bares e restaurantes, desde que o público permaneça sentado.

A prefeitura lembra que é preciso que estes locais atendam integralmente os protocolos sanitários de higiene, previstos no Plano São Paulo do Governo do Estado e nas Portarias e Decretos Municipais.

“Todas estas novas autorizações não se aplicam à locação de imóveis residenciais para eventos, como chácaras, que devem permanecer com suas atividades suspensas”, alertou a prefeitura.

Os buffets de eventos adulto ou infantil, ficam autorizados a retornar suas atividades, respeitando a lotação máxima de 40% da sua capacidade. Entre os protocolos de higiene previstos para a reabertura, estão o controle de acesso ao espaço com aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e o distanciamento entre as mesas de pelo menos 1,5 metros.

Os brinquedos de uso coletivo deverão permanecer fora de operação. Essas atividades poderão ser realizadas num período máximo de oito horas, encerrando suas atividades às 22 horas.

A portaria também atualiza o tempo máximo para realização de práticas religiosas, passando de uma hora e meia para duas horas.

De acordo com a Secretaria de Segurança, desde o início da pandemia, em março, foram orientados e fiscalizados mais de 3,2 mil estabelecimentos. “O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária”, finalizou a prefeitura.

Publicidade