29 de maio de 2020 Atualizado 10:24

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Para evitar aglomerações

Hortolândia antecipa vacina contra gripe para crianças

Terceira etapa, prevista para dia 11, foi adiantada para segunda-feira (4)

Por George Aravanis

02 Maio 2020 às 15:09

A Prefeitura de Hortolândia antecipará, nesta segunda-feira (4), a terceira fase da campanha de vacinação contra a Influenza, gripe causada pelo vírus H1N1, para crianças com idade entre seis meses e 6 anos incompletos. A medida é para evitar aglomeração. Esta etapa antecipada agora estava prevista oficialmente para 11 de maio.

Criança sendo imunizada: dose vale para quem tem de 6 meses a 6 anos incompletos – Foto: Prefeitura de Hortolândia/Divulgação


De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é aplicar 15.550 doses: 4.598 em crianças de 6 meses a 2 anos de idade, 8.170 em crianças com idade de 2 a 4 anos, e 2.782 naquelas com 5 anos. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, já foram aplicadas até o momento no município 26.932 doses.

A campanha começou no dia 23 de março. O público-alvo inicial era formado por idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e profissionais das forças públicas de segurança (Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícias Civil e Milita, e bombeiros). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a cidade tem 66 casos notificados de Influenza, dos quais um positivo, 7 negativos e 58 aguardando resultado.

O horário da vacinação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Nova Europa, Pq. Orestes Ongaro, Taquara Branca, Jd. Figueiras/São Sebastião e Santa Esmeralda é das 7h às 16h. Nas demais unidades, o horário é das 8h às 15h.

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que se estende até o dia 23 de maio, foi adiantada por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo a prefeitura, a antecipação da campanha é importante para proteger a população contra gripes causadas pelo H1N1, além de descartar os casos de Influenza nos suspeitos de COVID-19, agilizando o diagnóstico da nova doença.

Veja os locais de vacinação para as UBS de referência:

UBS Nova Europa – Tenda montada na área externa da UBS

Santiago – Unidade de Saúde Santiago

Novo Ângulo – E.M.E.F. Salvador Zacharias P. Junior

Nova Hortolândia – EMEIEF João Carlos do Amaral Soares

Pq. do Horto – EMEI Jardim Novo Estrela

Orestes Ôngaro – Tenda montada na área externa da UBS

São Jorge – EMEF Lílian Cristiane Martins de Araújo

Amanda I – EMEF Dona Ana José Bodini Januário

Amanda II – EMEI Jardim Amanda II (CAIC)

Taquara Branca – Tenda montada na área externa da UBS

São Bento – EMEIEF Jardim São Pedro

Rosolen /Adelaide – Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Santa Esmeralda – Pátio da UBS

Santa Clara – EMEI Santa Clara

Campos Verdes – EMEF Profª Helena Futava Takahashi

Figueiras – Tenda montada na área externa da UBS