28 de março de 2024 Atualizado 17:39

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

AGILIDADE

Hortolândia adota teste rápido para dengue

Até o final de novembro, todas as unidades de saúde do município estarão realizando os testes rápidos; medida vai agilizar diagnósticos

Por Marina Zanaki

20 de novembro de 2019, às 19h35 • Última atualização em 20 de novembro de 2019, às 21h17

A Secretaria de Saúde de Hortolândia comprou 800 testes rápidos para identificação de dengue e chikungunya. Com isso, o diagnóstico será mais ágil e preciso. Até o final do mês todas as unidades de saúde do município estarão realizando os testes, de acordo com a prefeitura.

Foto: Prefeitura de Hortolândia/Divulgação
Teste rápido da dengue estará disponível em todas as unidades de Hortolândia até o fim do mês

Até então, os casos eram identificados por meio da análise clínica dos sintomas e confirmado pelo exame de sangue, que leva 30 dias para ser concluído. Com o teste rápido, o resultado sai em alguns minutos.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Esse exame é realizado com uma gota de sangue, retirada com uma picada realizada com agulha na ponta do dedo do paciente. Com esta testagem, a Secretaria de Saúde pretende agilizar o diagnóstico e os cuidados necessários para a recuperação dos pacientes.

Assim como todo teste rápido, a eficácia não é total e todos os casos serão enviados para confirmação por meio de sorologia.

Os profissionais da rede de saúde estão recebendo capacitação para fazer esse tipo de testagem e os médicos vão avaliar caso a caso quais pacientes precisam fazer o teste rápido.

Publicidade