19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Hortolândia

Comandante da Guarda faz apelo por fim de aglomerações em Hortolândia

Comandante lembra que profissionais de segurança não têm alternativa de ficar em casa e estão são expostos a possível contaminação pelas aglomerações

Por Leonardo Oliveira

01 de julho de 2020, às 13h18 • Última atualização em 01 de julho de 2020, às 17h12

A Guarda Municipal de Hortolândia recebeu 1.612 denúncias de perturbação de sossego e aglomeração de pessoas desde o início do ano. A maior parte das ocorrências foi registrada durante a pandemia, diz a corporação, que tem encontrado com frequência eventos com grande número de pessoas.

Em entrevista concedida ao LIBERAL, a comandante da corporação, Michele Cardena Quinte, disse acreditar que a consciência das pessoas sobre a gravidade da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) diminuiu com o passar das semanas e que muitos acham que a situação “já normalizou”.

Por esse motivo, ela fez um apelo para que a população entenda o momento vivido pelo País e pelo município.

“Os serviços de segurança e de saúde, principalmente, não têm a alternativa de permanecer em casa. Nós temos a obrigação funcional de estar atuando nesse momento. Nós também temos nossa parcela de preocupação com isso, porque temos família, então quando a gente sai na rua e encontra um local de aglomeração, nós estamos nos expondo também a uma possível contaminação”, afirmou Michele.

Uma das últimas ações foi feita na última semana, na Avenida Antônio da Costa Santos, no Jardim América. Na via, que abriga o Corredor Metropolitano, centenas de pessoas se juntavam aos finais de semana. “Os veículos cortavam o corredor todo com aglomeração, som alto, baderna, direção perigosa”, informou Michele.

Avenida Antônio da Costa Santos ficou fazia por conta da presença da Guarda – Foto: Guarda Municipal de Hortolândia/Divulgação

No sábado passado, a corporação foi até o local para realizar patrulhamento preventivo. Com isso, os frequentadores foram desencorajados a se aglomerarem e a avenida ficou vazia.

Além disso, também há registros de aglomerações em praças da cidade e em chácaras, com a realização de festas.

“É uma determinação das autoridades sanitárias, que sabem o que estão dizendo. É uma situação atípica, nunca passamos por isso, peço que todos se conscientizem. Evitem de fazer as festas, evitem permanecer em parques, praças, porque isso vai facilitar muito o trabalho dos profissionais que estão na linha de frente e, além do mais, proteger as famílias de todos”, acrescentou.

Hortolândia contabiliza 571 casos confirmados do novo coronavírus. Destes, 444 pacientes receberam alta, 32 morreram e 12 estão internados. Essas informações constam no último boletim epidemiológico divulgado pela administração nesta terça-feira (30).

Podcast Além da Capa
Os eleitores brasileiros ainda não sabem em que data irão às urnas neste ano para escolher novos prefeitos e vereadores. Diante dessa indefinição, como se comportam as campanhas em Americana e região nesse momento? Afinal, considerando a data originalmente prevista (4 de outubro), faltam menos de 100 dias para as eleições. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi e editor-executivo e chefe de reportagem do LIBERAL, João Colosalle, para discutir o cenário regional.

Publicidade