28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Hortolândia

Campanhas de multivacinação e contra poliomielite e sarampo terminam nesta quinta

Secretaria ressalta que as campanhas têm como objetivo aumentar a cobertura vacinal, que neste ano está baixa

Por Heitor Carvalho

27 de outubro de 2020, às 18h01 • Última atualização em 27 de outubro de 2020, às 18h06

As campanhas de vacinação contra a poliomielite, o sarampo e de multivacinação realizadas pela Prefeitura de Hortolândia terminam nesta quinta-feira (29), em razão do feriado do Dia do Servidor Público, que foi transferido do dia 28 para o dia 30 deste mês.

As vacinas estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. A campanha de vacinação contra a pólio é para crianças de 1 a 4 anos. Até o momento, de acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o município já imunizou 4.345 crianças.

Conforme dados deste ano do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde, a cobertura está em 38%. A população estimada de crianças de 1 a 4 anos do município é de 11.264.

Sarampo

Em virtude do sarampo ter contágio rápido, a Secretaria de Saúde reforça a orientação de que quem ainda não recebeu a imunização procure a UBS mais próxima – Foto:

A campanha contra o sarampo tem dois públicos-alvo: a população com idade a partir de seis meses até 29 anos e aqueles na faixa etária de 30 a 49 anos.

Em virtude do sarampo ter contágio rápido, a Secretaria de Saúde reforça a orientação de que quem ainda não recebeu a imunização procure a UBS mais próxima de casa para ser avaliado se há necessidade de tomar a vacina.

Crianças devem tomar duas doses válidas da vacina contra o Sarampo, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. A Vigilância Epidemiológica orienta que é importante que crianças a partir de 6 meses a 11 meses recebam a dose zero. Já os adultos precisam ter, pelo menos, duas doses anotadas na carteira de vacinação.

De acordo com informações no site do Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Dentre os sintomas da doença estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Multivacinação

Campanha também pretende atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos – Foto: Divulgação

Junto com a vacinação contra a poliomielite e o sarampo, a Prefeitura realiza a campanha de multivacinação para atualizar a carteira de vacinas de crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 1.442 crianças com idade inferior a 1 ano já compareceram à campanha, destas 594 tomaram as vacinas que estavam desatualizadas ou faltantes na carteira.

Já da faixa etária de 5 a 14 anos de idade, 2.644 crianças e adolescentes compareceram à campanha, destas 1.466 tomaram as vacinas faltantes na carteira ou desatualizadas.

Pandemia

A Secretaria de Saúde ressalta que as campanhas têm como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes do município, que neste ano está baixa em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Para quem tem receio de levar crianças e adolescentes para tomar a vacina, a Prefeitura de Hortolândia esclarece que as UBSs seguem os protocolos sanitários, a fim de evitar a disseminação da pandemia. Dentre as medidas adotadas está manter o distanciamento de dois metros na fila entre as pessoas.

Ainda na fila será feita a triagem de pacientes sintomáticos respiratórios. Ao ser constatada a presença destes pacientes, os mesmos não receberão a vacina e serão encaminhados para a Unidade Respiratória, montada anexa à UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, para avaliação médica.

Os funcionários das UBSs estão vestidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles também intensificam as medidas de higienização, tais como lavagem de mãos e utilização de álcool em gel.

Em virtude de a UBS Nova Hortolândia estar ocupada com a Unidade Respiratória, os moradores desta região devem levar suas crianças e adolescentes para receberem as vacinas na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada na rua José Martim dos Anjos, 55. O horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

Publicidade