29 de março de 2024 Atualizado 07:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Hortolândia

Bebê já sai do hospital com consulta marcada

Primeiro atendimento da crianças que nasce no Hospital Mário Covas é feito até no máximo 7 dias após o nascimento, segundo a Prefeitura de Hortolândia

Por Guilherme Magnin

23 de junho de 2019, às 10h51 • Última atualização em 23 de junho de 2019, às 10h52

Em Hortolândia, as crianças que nascem na Maternidade do Hospital Mário Covas já saem com sua próxima consulta agendada. A medida faz parte de um processo de reestruturação da Saúde no município, que tem como um dos objetivos otimizar o atendimento no período pós-parto.

Foto: Prefeitura de Hortolândia / Divulgação
Primeira consulta do bebê que nasce em Hortolândia é realizada no máximo sete dias após o nascimento

Além de garantir o acompanhamento da criança desde o seu nascimento, a medida coloca o município em conformidade com as diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde.

“O agendamento da consulta ainda a partir do Hospital é um grande avanço, pois dá segurança para a mamãe e garante um vínculo do serviço de saúde com o bebê. É uma estratégia que tem o objetivo de ampliar e melhorar o cuidado em Saúde, desde os primeiros dias de vida”, afirma a secretária de Saúde de Hortolândia, Odete Carmem Gialdi.

As consultas agendadas são para pediatria e puericultura e as mudanças no agendamento se deram em função de que, no sistema antigo, a própria mãe tinha que agendar a consulta em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade, o que fazia com que muitas crianças ficassem sem o atendimento imediato, logos nos primeiros dias de vida.

“Quando o Gabriel nasceu, lá no Hospital mesmo já agendaram a consulta. Ele passou no médico e tem retorno marcado. Eu também já fiz meu atendimento e está tudo dando certo”, destacou a dona de casa Damiana Santos de Oliveira, de 40 anos, que teve seu bebê há poucos mais de 40 dias.

Publicidade