23 de abril de 2024 Atualizado 14:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Voluntário

Ação do Pernas de Aluguel auxilia 100 pessoas em Hortolândia

Grupo, que busca mais voluntários, possibilita que pessoas com mobilidade reduzida participem de corridas com triciclos

Por Marina Zanaki

27 de outubro de 2019, às 12h14

Participar de uma corrida, de uma festa ou ir viajar são coisas aparentemente comuns. Contudo, para as cerca de 100 pessoas atendidas pelo Pernas de Aluguel, em Hortolândia, são verdadeiras superações. O projeto tem como objetivo proporcionar vivências para crianças com deficiências e idosos com mobilidade reduzida.

A ação pioneira realizada pelo Pernas de Aluguel foram as corridas com triciclos. Coordenadora do Pernas de Aluguel de Hortolândia, Cristiane Rocha trouxe o projeto para a cidade em 2017 com o objetivo de ajudar famílias locais.

“Eles se divertem muito. Muitas crianças se sentiam tristes em casa, excluídas do mundo, inclusive as mães. Aqui não tem entidades grandes pra fazer atendimento deles, e foi aí que o projeto foi trazendo cada vez mais para o meio da sociedade. Eles se sentem incluídos, quando tem atividade ficam ansiosos e nem dormem”, conta a coordenadora.

Foto: Divulgação
Hoje são cerca de 120 pessoas trabalhando no projeto em Hortolândia, mas grupo busca mais 100 voluntários

As corridas são realizadas em Hortolândia e também em outras cidades do Estado. O Pernas de Aluguel já participou, só este ano, de 30 eventos. Para cada triciclo, são necessários três voluntários. A participação nas corridas, contudo, depende da disponibilidade de voluntários e de triciclos.

Atualmente são 120 pessoas trabalhando pela causa, mas Cristiane estima que seriam necessários outros 100 voluntários. O Pernas de Aluguel conta com 17 triciclos, e a coordenadora calcula que seriam necessários de 30 a 35. “A gente coloca para cada voluntário uma corrida e um treino por mês, sempre de domingo”, diz Cristiane.

Aos poucos, o projeto foi diversificando as atividades oferecidas. “Implantei como corrida de ruas e treinos, mas vi que necessitavam de muito mais do que isso. Comecei passeios, festas em datas comemorativas, e esse trabalho foi crescendo”, explica a coordenadora.

Neste final de semana, o grupo faz uma viagem para o Guarujá. A ideia partiu das próprias crianças, que pediram para conhecer o mar. A “excursão” tem dois ônibus e uma van, transportando cerca de 120 pessoas, entre crianças, familiares e voluntários. Estão previstas atividades como surf adaptado e brincadeiras.

Interessados em conhecer mais o projeto e sobre o voluntariado podem entrar em contato por meio do WhatsApp (19) 98612-0132.

Publicidade