Meio Ambiente
Estado de São Paulo tem registros de queimadas em 13 municípios nesta quinta
Na região, Campinas apresenta foco de incêndio no Pico das Cabras e recebe suporte com aeronave contra as chamas
Por Agência Brasil
12 de setembro de 2024, às 17h53
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/estado-de-sao-paulo-tem-registros-de-queimadas-em-13-municipios-nesta-quinta-2252496/
Pelo menos 13 municípios de São Paulo têm áreas de mata em chamas nesta quinta-feira (12), segundo a Defesa Civil do Estado. Tanto o órgão quanto o Corpo de Bombeiros atuam nesses locais para conter o fogo e em regiões mais críticas estão em operação 11 aeronaves para apoiar o combate aos incêndios.
Os municípios que contam com esse suporte são: Mairiporã (Parque Cantareira); Bananal; São Luiz do Paraitinga; Bom Jesus dos Perdões (Parque Itapetinga); Campinas (Pico das Cabras); Campo Limpo Paulista/Jundiaí (Serra da Mursa); São Carlos; e Pedregulho.
“O combate aos incêndios segue de forma coordenada, com as aeronaves desempenhando um papel fundamental no controle das áreas mais afetadas”, destacou a Defesa Civil.
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, as 81 unidades de conservação do Estado que estão fechadas desde o dia 1º, a fim de proteger a população e manter foco total na prevenção a incêndios nessas áreas de preservação continuarão sem funcionar. Apenas os parques estaduais Campos do Jordão e Cantareira estarão parcialmente abertos, nas áreas concessionadas, desde que não haja risco aos visitantes.
“Durante esse período, todas as equipes que trabalham nas Unidades de Conservação continuarão a se dedicar exclusivamente ao monitoramento territorial, combate a incêndios, sensibilização das comunidades dos entornos e apoios administrativos e logísticos”, informou a secretaria.
“Diante da persistência das condições climáticas, que favorecem a ocorrência de incêndios, tomamos a decisão de prorrogar o fechamento dos parques estaduais. Essa medida, embora temporária, é fundamental para proteger a biodiversidade e garantir a segurança de todos. Nossos profissionais continuam atuando incansavelmente no combate a possíveis focos incêndios e na proteção das áreas fechadas”, destacou o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.