29 de março de 2024 Atualizado 09:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Campinas

Secretário de Saúde defende adiar o retorno da volta às aulas em Campinas

Volta às aulas na rede municipal de ensino de Campinas está agendada para começar a partir de 1º de março

Por Milton Paes

25 de fevereiro de 2021, às 14h57 • Última atualização em 25 de fevereiro de 2021, às 15h13

O secretário de Saúde de Campinas, Lair Zanbon, disse em audiência pública na Câmara de Campinas, nesta quinta-feira (25), que não defende o retorno às aulas na rede municipal no momento. A volta está prevista para 1º de março.

A fala do secretário foi dada durante uma audiência pública na Câmara de Campinas.

Câmara presidiu uma audiência pública com participação do secretário de Saúde (no telão) – Foto: Câmara de Campinas / Divulgação

“Eu particularmente estou defendendo o não retorno por conta do limite de leitos. Na verdade, a sensação que eu tenho é que estamos enxugando gelo. Hoje haverá uma discussão um pouco mais aprofundada sobre a volta as aulas. Provavelmente haverá uma resposta da prefeitura sobre esse assunto”, disse.

O secretário destacou ainda que a ciência atribui muito pouco a volta dos alunos à disseminação da doença. “Para nós, está muito claro sobre a disseminação da doença em festas, pois as pessoas saem desses ambientes, vão para casa e disseminam a doença. Eu comungo dessa ideia junto ao Devisa [Departamento de Vigilância em Saúde]”, defendeu.

Imunização

Lair Zanbon crê que Campinas é uma das cidades do país que mais se destacaram sob o ponto de vista de que se está vacinando bem.

“Isso não quer dizer que seja ideal. Na verdade nada é ideal, no momento em que tem pouca vacina. As escolhas dos grupos prioritários foram extremamente técnicas. Nós escolhemos centros de saúde e não postos de saúde, para não prejudicar o atendimento. O modelo adotado em Campinas, inclusive está sendo copiado em outras cidades”, destacou.

O secretário afirmou ainda que a Prefeitura de Campinas não descarta a possibilidade de comprar diretamente as vacinas contra a Covid-19 mas reconheceu que não existe ainda um posicionamento claro sobre isso.

Lockdown

Zanbon destacou que a prefeitura tomou medidas mais duras que o Governo do Estado na circulação de pessoas, mas que a adoção de um lockdown seria difícil na cidade.

“Acredito que ninguém precisa ficar embaixo da cama. As pessoas precisam ter cuidado. Usar uma máscara boa, fazer higiene das mãos e fazer um bom distanciamento social.  A gente tem que fazer uma mudança do comportamento social e não conseguimos fazer isso na cabeça das pessoas”.

Publicidade