25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Campinas

RMC aprova toque de recolher mais rígido das 20h às 5h

Em reunião, prefeitos da região aprovaram medida por unanimidade; antecipação de feriados e lockdown foram descartados neste momento

Por

19 de março de 2021, às 11h58 • Última atualização em 19 de março de 2021, às 12h26

Todas as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) terão um toque de recolher mais rígido, diariamente das 20h às 5h, a partir de hoje (19), conforme vem sendo feito em Campinas desde a noite de ontem. Isso inclui Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, que formam a RPT (Região do Polo Têxtil).

A definição ocorreu em reunião entre os 20 prefeitos do bloco regional na manhã desta sexta-feira – parte dos representantes municipais esteve presencialmente na Prefeitura de Campinas, enquanto outros participaram à distância, por videoconferência.

Primeira noite do toque de recolher em Campinas teve oito barreiras sanitárias, com apoio da Guarda e da PM – Foto: Adriano Rosa / Prefeitura de Campinas

Além disso, a maioria dos 20 prefeitos foi contra a antecipação de feriados e contra o lockdown regional neste momento.

A decisão levou em consideração ser preciso avaliar os dados das duas semanas epidemiológicas da fase emergencial do Plano São Paulo, criada para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A próxima reunião está marcada para quarta-feira, às 9h.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Em Campinas, a fiscalização do toque de recolher abordou motoristas que estavam na rua depois das 20h e aqueles que não comprovavam motivo emergencial para estarem em circulação, como trabalho em atividades essenciais, eram orientados a voltarem para suas casas.

Supermercados, padarias, lojas que vendem produtos animais e lojas de conveniência de Campinas tiveram que encerrar o atendimento presencial aos clientes às 20h. Os serviços de drive-thru também encerraram as atividades no mesmo horário. Apenas os serviços de delivery foram mantidos.

Sem lockdown
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), já havia descartado a adoção de um “lockdown clássico” e afirmado que a reunião não anunciaria “nada efetivo” em um primeiro momento.

A declaração aconteceu durante participação do chefe do Executivo em um fórum on-line promovido pela SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) na noite desta quinta-feira (18).

Sobre o lockdown, Dário disse que conversou com o prefeito de Ribeirão Preto sobre a experiência da cidade com a restrição, que teve início nesta semana.

O receio em aplicar a medida em Campinas envolve, entre outras coisas, a capacidade de garantir que os profissionais de saúde tenham como chegar nos hospitais, já que o transporte público seria afetado.

Publicidade