Química forense
PF de Campinas inaugura laboratório de perícias criminais em Viracopos
Espaço tem 135 m² e foi construído com verba trabalhista no valor de R$ 824.828,21
Por Da redação
12 Maio 2020 às 16:11 • Última atualização 04 fev 2021 às 14:55
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/campinas/pf-de-campinas-inaugura-laboratorio-de-pericias-criminais-no-viracopos-1204498/
O Nutec (Núcleo Técnico-Científico) da PF (Polícia Federal) em Campinas inaugurou um novo laboratório de química forense, localizado no Aeroporto Internacional de Viracopos. O espaço tem 135 m² e ganhou investimentos em estrutura e equipamentos. O projeto foi coordenado pela perícia criminal federal.
O novo laboratório possui uma sala de amostragem, uma de vias úmidas, uma instrumental e a secretaria. Além disso, há ainda um laboratório de documentoscopia, que é usado para dar suporte a eventuais demandas de análises de documentos no terminal aéreo.
A verba utilizada foi uma destinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) no valor de R$ 824.828,21, derivada de um acordo judicial firmado com uma construtora, que foi destinada à PF antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A Polícia Federal de Campinas também recebeu 16 automóveis modelo Ford Fiesta a partir de outro acordo judicial. Os carros já foram entregues e estão alocados na delegacia da PF na própria cidade e também em Viracopos.
Novo laboratório da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos Novo laboratório da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos Novo laboratório da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos Novo laboratório da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos Novo laboratório da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos Novo laboratório da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos Novo laboratório da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos Novo laboratório da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos
De acordo com o chefe da criminalística federal no município, Lorival Campos Moreira, os exames de química forense representam uma das principais demandas periciais em Campinas e o espaço até então utilizado, no prédio principal da PF na cidade, já não era mais suficiente para atender todas as solicitações de análises técnico-científicas.
“Identificamos, então, a necessidade de termos uma estrutura adequada e capaz de dar respostas com qualidade e em tempo hábil a essas demandas”, destacou o perito.
*Estagiária Natália Velosa, sob supervisão de Guilherme Magnin.
Podcast Além da Capa
A quarentena decretada no Estado de São Paulo para combater a proliferação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) completa 50 dias nesta semana. Com as restrições impostas, muitas pessoas tiveram a rotina, hábitos e até o convívio familiar alterado. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter André Rossi, que ouviu moradores da região para entender como a pandemia mudou a dinâmica de suas vidas.