25 de abril de 2024 Atualizado 10:42

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Campinas

HC da Unicamp vai abrir 54 leitos de enfermaria e 10 de UTI voltados para Covid

Unicamp também irá abrir mais 20 leitos de UTIs nos hospitais que administra, sendo 10 no Hospital Estadual de Sumaré e outros 10 Hospital Regional de Piracicaba

Por Milton Paes

12 de março de 2021, às 13h54

Segundo Marcelo Knobel, os leitos de enfermaria Covid do HC serão abertos a medida que forem contratados médicos, enfermeiros e fisioterapeutas - Foto: Milton Paes - O Liberal

O HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de
Campinas) anunciou nesta sexta- feira (12) que estão sendo disponibilizados, de forma imediata, 18 leitos de enfermaria Covid e que no decorrer das próximas semanas, serão abertos novos leitos, totalizando 54 leitos de enfermaria Covid. Além disso, o HC da Unicamp também irá readequar, na próxima semana, 10 leitos de UTI Geral em UTI Covid.

Isso será possível devido a suspensão das cirurgias eletivas (agendadas) até o dia 26 de março, prazo que pode ser prolongado de acordo com a evolução dos casos de Covid-19. Atualmente esses leitos estão ocupados com pacientes pós-operatórios, politraumatizados que chegam ao pronto-socorro. As cirurgias oncológicas estão mantidas.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, disse que a universidade está fazendo um grande esforço na abertura desses leitos com recursos próprios da instituição até que o governo do Estado envie alocação de recursos para manutenção desses leitos.

“Estamos abrindo hoje 18 leitos de enfermaria específicos para Covid com a perspectiva de ter no total 54 leitos a mais de enfermaria Covid. Além disso, estamos abrindo 10 leitos de UTI relacionados à Covid aqui no HC e também nos dois importantes hospitais que a Unicamp administra que são o Hospital Estadual de Sumaré e o Hospital Regional de Piracicaba. Cada um deles deve abrir mais 10 leitos de UTI”, disse.

Segundo Marcelo Knobel, os leitos de enfermaria Covid do HC serão abertos a medida que forem contratados médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Em relação aos 20 leitos de UTI que serão abertos no Hospital Estadual de Sumaré e no Hospital Regional de Piracicaba, Knobel afirmou que já está negociado com a Secretaria Estadual da Saúde e que os mesmos serão abertos nos próximos dias.

“Faço questão de agradecer toda a administração dos hospitais, da área de saúde da Unicamp e todos os funcionários que tem se dedicado aqui incansavelmente para atender esta população que tanto precisa de um sistema de saúde de excelência e 100% gratuito, 100% SUS”, reiterou.

“Nós estamos vendo um número cada dia maior de pacientes que chegam ao pronto socorro”, afirma o superintendente do HC da Unicamp, Antônio Gonçalves – Foto: Milton Paes – O Liberal

O superintendente do HC da Unicamp, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, disse que são 75 pacientes internados entre UTI e enfermaria com síndrome gripal, ou seja, pacientes que chegam na unidade e que necessitam de internação, alguns muito graves e que ao longo da investigação, podem testar positivo para o Covid ou não, mas que todos contam com suporte para atendimento.

“Nós estamos vendo um número cada dia maior de pacientes que chegam ao pronto socorro que são encaminhados da região com casos graves de Covid ou de síndromes gripais”, declarou.

Os leitos disponibilizados no HC da Unicamp são ofertados através da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) da secretaria estadual de saúde para os 42 municípios da região, com cerca de 6 milhões de habitantes na área de abrangência do hospital.

O médico Antônio Gonçalves confirmou que além dos médicos do hospital, a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) está recrutando, com urgência mais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para atuar na linha de frente no combate à Covid-19. Inicialmente são quatro vagas para médicos e 70 para profissionais de enfermagem e fisioterapia para atender a 36 leitos

Os interessados devem acessar o site www.funcamp.unicamp.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (19) 99878.1708.

O superintendente do HC lembrou ainda que os 30 leitos de UTI Covid, que estão totalmente ocupados, contam com recursos firmados com o governo do Estado da ordem de R$ 11,8 milhões que teve início em janeiro deste ano e são válidos por um período de seis meses. Com a abertura de novos leitos esse valor pode contar com aditivos de recursos.

Publicidade