25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Campinas

Guarda de Campinas recebe 400 denúncias de descumprimento do Plano SP

Entre sexta e sábado, uma ação conjunta entre a Guarda Municipal de Campinas e a Polícia Militar dissipou 20 pontos de aglomerações

Por Milton Paes

08 de março de 2021, às 19h43 • Última atualização em 08 de março de 2021, às 19h44

Fiscais da Seplurb e da Setec, com apoio da Guarda Municipal, fiscalizaram 73 estabelecimentos no fim de semana - Foto: Divulgação

As ações conjuntas dos órgãos de fiscalização da Prefeitura de Campinas no fim de semana, resultaram na autuação de nove estabelecimentos comerciais por descumprimento de medidas sanitárias. A Guarda Municipal recebeu 400 chamados ligados ao descumprimento das medidas para conter a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, entre a noite de sexta-feira (5) e às 7h desta segunda-feira (7), foram 201 chamados por descumprimento de medida sanitária, 169 de perturbação do sossego público e 30 ocorrências enquadradas na Lei do Pancadão.

Entre sexta e sábado, uma ação conjunta entre a Guarda Municipal de Campinas e a Polícia Militar dissipou 20 pontos de aglomerações, além de realizar patrulhamento de pontos onde costuma haver reuniões. A ideia foi evitar que as pessoas ficassem nestes locais já identificados.

Autuações

Fiscais da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e de Serviços Técnicos Gerais de Campinas (Setec), com apoio da Guarda Municipal, fiscalizaram 73 estabelecimentos no fim de semana e lavraram cinco autuações por descumprimento de medidas sanitárias.

As fiscalizações foram em vários bairros da cidade e todos seguimentos de comércio.

No sábado (6) também houve fiscalização pela Vigilância Sanitária, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), com participação da Guarda Municipal, em diversos bairros do Distrito do Ouro Verde.

Os fiscais estiveram nos bairros Residencial São José, Parque Universitário, Vista Alegre, DIC V, Rosalina e Recanto do Sol, e foram a
15 comércios da região, como shopping center, mercearias, supermercados, lanchonetes, oficina de motocicleta, restaurantes, lojas de produtos de higiene e óticas. Destes locais, quatro foram multados e dois foram parcialmente interditados.

Um shopping, no Ouro Verde, foi parcialmente interditado por não controlar o fluxo de pessoas, de forma a limitar o número de clientes, provocando aglomeração e desrespeitando as regras da Vigilância Sanitária. Também foi interditado parcialmente um bar/mercearia por consumo de bebida nas dependências do estabelecimento.

Em todos os locais, os agentes de fiscalização orientaram sobre os protocolos e a legislação vigente na fase Vermelha do Plano São Paulo.

Denúncias

As fiscalizações continuarão ocorrendo de forma contínua, devido ao período crítico com o avanço da disseminação da Covid-19. Os cuidados devem ser intensificados, como o uso adequado de máscaras de proteção, higienização frequente das mãos e, principalmente, respeito ao distanciamento social a fim de evitar aglomerações.

Os estabelecimentos que não seguirem as orientações de segurança contra o novo coronavírus recebem multa no valor de R$ 1.515,44 e, em caso de reincidência, a multa dobra. Comércios considerados não essenciais flagrados funcionando, com atendimento ao público, poderão sofrer interdição.

Quem observar situações irregulares, deve denunciar para os órgãos de fiscalização da Prefeitura pelo telefone 156. A Guarda Municipal de Campinas deve ser acionada pelo 153.

Publicidade