29 de junho de 2022 Atualizado 12:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

LUTO DE 3 DIAS

Ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar morre aos 81 anos

Na vida pública ele também foi um dos idealizadores do PT, da CUT e do Sindicato dos Petroleiros de Campinas e Paulínia

Por Redação

26 de maio de 2022, às 12h16

O ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 81 anos , depois de lutar contra o mal de Parkinson. Ele faleceu em sua própria residência e deixa três filhos.

Prefeito entre os anos de 1989 e 1993, Bittar foi um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores). Na vida pública também foi um dos idealizadores da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do Sindicato dos Petroleiros de Campinas e Paulínia.

Bittar foi prefeito de 1989 a 1993 – Foto: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas

Bittar estava atualmente filiado ao PSB, partido do vice-prefeito Wanderley de Almeida, que se manifestou por meio de nota. “Consternados, prestamos solidariedade à família, aos amigos e amigas e aos companheiros e companheiras de toda uma vida. O legado de Jacó Bittar é imortal”.

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) decretou luto oficial de três dias em Campinas e também se manifestou por meio de nota. “Na época em que foi prefeito, de 1989 a 1993, acabara de me formar em Medicina e fazia residência em urologia no Hospital Mário Gatti e na Casa de Saúde. Em sua homenagem, vamos decretar três dias de luto oficial em nossa cidade. Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos”, traz trecho da nota divulgada pela prefeitura.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O PT mencionou que Bittar foi recentemente visitado em Campinas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Jacó Bittar liderou com Lula e Olivio Dutra uma geração de jovens dirigentes sindicais que resistiram à ditadura militar e escreveram páginas decisivas na história da democracia brasileira”, destaca a sigla.

A despedida de Jacó Bittar ocorre nesta quinta-feira no Cemitério da Saudade, em Campinas. O sepultamento está marcado para as 16h30.

Publicidade