24 de abril de 2024 Atualizado 17:50

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sem registro

Estabelecimento clandestino processava carnes em condições precárias em Campinas

Local não possuía condições estruturais e de higiene adequadas; responsável foi autuado

Por

05 de fevereiro de 2021, às 10h06

Uma tonelada de carnes salgadas em fase de processamento foi apreendida em um estabelecimento clandestino no bairro Jardim Novos Campos Elíseos, em Campinas, nesta quarta-feira (4).

A ação foi realizada após uma denúncia anônima e foi coordenada pela equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em conjunto com a Polícia Civil.

Cerca de mil quilos de carne foram apreendidos em condições precárias – Foto: Governo do Estado de São Paulo

No local, que não possuía registro em nenhum órgão fiscalizador, seja ele federal, estadual ou municipal conforme rege a legislação, foi encontrada uma produção clandestina de carnes.

“Foram encontrados aproximadamente mil quilos de carnes salgadas (produto acabado e embalado) e carnes em processo de fabricação. Também não havia comprovação da origem da matéria-prima. O local não possuía adequadas condições estruturais e de higiene,” disse o médico veterinário Bruno Bergamo Ruffolo, diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Coordenadoria.

O responsável pelo estabelecimento foi autuado pelos fiscais por fabricar produtos de origem animal em desacordo com os padrões fixados na legislação estadual. Os produtos foram apreendidos e destinados à fabricação de produtos não comestíveis.

É essencial que todo produto de origem animal seja fabricado em indústrias devidamente registradas nos órgãos competentes para que desta forma seja garantida a qualidade do produto final e a saúde do consumidor.

“Um alimento produzido sob precárias condições higiênicas pode acarretar na transmissão de inúmeras doenças comprometendo a saúde do consumidor”, disse Ruffolo.

Participaram da ação os médicos veterinários Priscylla Sayuri Miya, Thiago Braga Izidoro, Yeda Salate Gasparoto Okada e Ana Cristina Soares de Freitas.

Publicidade