25 de abril de 2024 Atualizado 11:34

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Comandante da GM em Campinas defende valorização e capacitação de guardas

Guarda Municipal Maria de Lourdes Soares falou ao LIBERAL sobre os desafios da gestão da corporação

Por Milton Paes

04 de março de 2021, às 12h03 • Última atualização em 04 de março de 2021, às 13h15

Pela segunda vez no comando da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares falou ao LIBERAL sobre os desafios da gestão da corporação. Nomeada em fevereiro, ela ocupa o cargo pela segunda vez – a primeira foi em 2011, durante a gestão do prefeito Dr. Hélio.

Maria de Lourdes integrou a primeira turma da GM, onde atua desde 1997. Nos anos 90, atuou no patrulhamento noturno, mas no decorrer dos quase 24 anos de corporação, trabalhou em diferentes setores da GM, como coordenadora de RH e da Academia da Guarda. “Em 2011, já com a implantação do nosso plano de carreira, assumi o Comando da GM, após ter sido subcomandante”, diz.

As mulheres sempre ocuparam um lugar de destaque na GM de Campinas. A corporação, que completa em julho 24 anos de fundação, conta com um efetivo de 682 profissionais, sendo 141 mulheres.

“Postos de comando ocupados pelo público feminino são uma realidade na GM desde sua implantação. Temos outras mulheres em posição de comando, seja nas superintendências, ou inspetorias, supervisão, comando de base operacional, o que nos orgulha muito”, afirma a comandante.

Maria de Lourdes disse que havia uma expectativa dentro da corporação que uma mulher assumisse novamente o comando da GM. “Agora, após quase uma década, fui surpreendida pelo convite para retornar ao comando, o que muito me honra”, destaca.

A comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares – Foto: Divulgação

Em novembro de 2020, a guarda havia sido lotada na divisão de ensino com a missão de dar novo olhar às capacitações e atualizações regulamentares da GM.

“No período entre uma gestão e outra desempenhei diferentes atividades e, claro, houve amadurecimento profissional”, comenta ela, que diz esperar fazer uma gestão de valorização dos profissionais e com empenho para avançar em demandas antigas da corporação.

Entre os novos desafios, a comandante ressalta a necessidade de revisar procedimentos e normas internas.

“Pretendo continuar com as propostas que deixei na Academia para nossa capacitação continuada, isso oferece mais segurança ao profissional em sua rotina, bem como, melhor prestação de serviço aos que nos solicitam. Na verdade, os desafios são muitos. Nossa amada Campinas é uma metrópole que oferece oportunidade aos seus cidadãos, mas também possui os problemas inerentes ao seu porte e o nosso cobertor é curto”, conclui.

Publicidade